Mostra online apresenta espetáculos indicados ao Prêmio Braskem de Teatro

Pele Negra, Máscaras Brancas,  Sarauzinho da Calú e O Jabuti e a Sabedoria do Mundo podem ser vistos de amanhã (3) a quarta (7)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2020 às 05:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Adeloya Magnoni/divulgação

Quem gosta de estar atualizado com as produções do teatro baiano ganha nova chance de assistir aos destaques da cena em 2020. Em edição virtual, a 6ª Mostra Prêmio Braskem de Teatro acontece de sexta (3) ao dia 17 de outubro, com exibição gratuita de nove espetáculos. 

Neste primeiro fim de semana entram em cena o espetáculo adulto Pele Negra, Máscaras Brancas, e os infantis Sarauzinho da Calú e O Jabuti e a Sabedoria do Mundo. Essa edição da mostra traz o diferencial de ser remota, com transmissão das peças no canal do prêmio no YouTube www.youtube.com/PremioBraskem

Concorrendo nas categorias melhor espetáculo adulto, direção (Onisajé) e revelação (Matheuzza), Pele Negra, Máscaras Brancas debate o processo de colonização e sofrimentos psicológicos em corpos negros, a partir da obra do psiquiatra martinicano Frantz Fanon.   

Sarauzinho da Calú fala de autoestima o tema a partir da narrativa de uma menina negra, que cria um universo alternativo carregado de símbolos da cultura afro-brasileira. Com texto e direção da atriz Cássia Valle, a peça utiliza poesia, música e literatura infantil para falar de representatividade, tradição, memória e identidade. 

Com direção de Guilherme Hunder, O Jabuti e a Sabedoria do Mundo é uma montagem do Cooxia Coletivo Teatral. A narrativa  recorre ao imaginário infantil para encenar três fábulas de tradição nigeriana, contadas por um quinteto de jabutis-griôs. As duas montagens estão indicadas à melhor espetáculo infantojuvenil. 

Os vencedores do Prêmio Braskem de Teatro serão revelados em cerimônia transmitida pela TVE no dia 18 de outubro, inovando no conceito da apresentação. A celebração terá o formato de programa de televisão ao vivo com o tema A História do Teatro em Tempos de Exceção e a Relação com o Tempo Atual. 

A mostra é organizada pela Caderno 2 Produções e patrocinada pela Braskem e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.