Motorista de Uber poderá recusar viagem em dinheiro em Salvador

salvador
02.12.2019, 14:36:00
Atualizado: 02.12.2019, 14:58:32

Motorista de Uber poderá recusar viagem em dinheiro em Salvador

Caso o motorista decida ativar a nova ferramenta, ele passa a receber somente solicitações de corrida que sejam pagas no cartão

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Recursos que estão em fase experimental permitem que motorista recuse viagens com pagamento em dinheiro
(Foto: Divulgação)

A Uber disse ao CORREIO que vai expandir para Salvador os testes com a ferramenta que dá aos motoristas parceiros da ferramenta a opção de aceitar ou não viagens com pagamento em dinheiro. Se decidir ativá-la, o motorista não vai mais receber chamados para esse tipo de viagem, fazendo apenas viagens que tenham outros meios de pagamento (como cartão de crédito e débito).

De acordo com o a empresa, esse recurso já estava sendo testada pem doze cidades brasileiras - Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, São José dos Campos (SP), São Luís, Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Mogi Guaçu (SP), Bragança Paulista (SP), Marília (SP), Goiânia e Brasília - e será agora expandida para Salvador. Os novos testes começam nas próximas semanas.

A partir da avaliação resultante dos testes, novos aprimoramentos ainda poderão ser feitos. “A Uber investe permanentemente em novas tecnologias para melhorar a experiência de usuários e motoristas parceiros com o aplicativo. Os motoristas parceiros vêm expressando sua preferência por poder escolher a forma de receber seu pagamento. A ampliação dos testes atuais é uma etapa fundamental nesse processo, para avaliarmos uma possível implementação”, afirma a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods.

Anteriormente, a Uber já havia dito à Securities and Exchange Commission (SEC, em inglês) que o dinheiro era um “fator de risco”, já que, em mercados emergentes, a presença da moeda em espécie torna o motorista um potencial alvo para criminosos.

Como apurou o jornalista Mike Isaac, do The New York Times, em seu livro “Super Pumped: The Battle for Uber”, cerca de 16 motoristas da Uber foram mortos no Brasil desde que a companhia passou a aceitar dinheiro físico como forma de pagamento.

Outros recursos
Vale lembrar que este ano a empresa já havia implementado em Salvador e em algumas outras cidades o recurso que mostra aos motoristas parceiros o destino do usuário antes mesmo da aceitação da viagem. A mesma tela mostra ainda se o usuário tem poucas viagens pelo aplicativo. 

Em julho, a Uber anunciou parceria com a Serasa Experian para validação das informações dos usuários do aplicativo que optam por fazer pagamentos somente em dinheiro. A ferramenta que faz a checagem, denominada u-Check, foi a primeira a ser desenvolvida pelo recém-constituído time de engenheiros do Tech Center instalado pela empresa em São Paulo, em parceria com o time de engenheiros da Uber em São Francisco (EUA). O projeto permite que a Uber, a partir dos dados fornecidos pelo usuário no cadastro, como o CPF, obtenha informações adicionais via API.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais