Motoristas por aplicativo fazem protesto contra categorias promocionais em Salvador

Eles saíram em carreata pela Avenida Paralela e Tancredo Neves

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2021 às 14:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto do Leitor

Motoristas por aplicativo fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (1º) em Salvador, saindo em carreata pela Avenida Paralela. O trânsito na região ficou complicado, mas segundo a Transalvador a situação já foi normalizada.

Os carros seguiram no sentido da Avenida Tancredo Neves, ocupando quatro pistas. O motivo do protesto é uma categoria promocional que foi adotada pelos dois grandes apps de transporte, 99 e Uber. Os motoristas afirmam que essas novas categorias diminuíram o valor pago pelo cliente e, consequentemente, o repassado a eles.

A UberPromo e a 99Poupa são categorias que oferecem corridas mais baratas. As viagens mais econômicas são oferecidas em horários menos concorridos.

Em nota, a 99 diz que está aberta a diálogo com os motoristas e que investiu no lançamento de novos produtos, com mais ferramentas e segurança para os parceiros.  Um deles é justamente o 99Poupa, "uma categoria que visa possibilitar novas opções de ganhos em períodos de baixa demanda e fora do horário de pico, além de garantir preço acessível e mais proteção no deslocamento de passageiros", diz o texto.

A empresa lembra que o motorista  "tem a liberdade de escolher ou não habilitar a categoria 99Poupa, sem qualquer tipo de restrição, podendo desativá-la a qualquer momento. Ao habilitar o produto, o motorista ainda conta com a nova função 'trip picker', um recurso que permite ao condutor acessar uma lista de corridas disponíveis com o 99Poupa e optar pela que achar mais conveniente para aquele momento, seja por valor, ponto de partida ou destino, podendo maximizar ainda mais seus ganhos", diz.

A Uber diz em nota que criou o Uber Promo durante a pandemia "para gerar mais viagens para os parceiros em horários de baixo movimento". "Portanto, o Uber Promo só aparece em alguns horários, oferecendo viagens a valores menores do que os do Uber X. O Uber Promo está cumprindo um papel importante ao atender pessoas que, neste momento, tem preferido evitar o transporte público", afirma a empresa.

No texto, a empresa destaca também que o motorista é "totalmente livre" para decidir se trabalha ou não com o Uber Promo. "O motorista parceiro da Uber é totalmente livre para decidir se aceita ou não uma viagem e, da mesma forma, ele é totalmente livre pra decidir se quer trabalhar ou não com o Uber Promo. No app Uber Driver, ele pode escolher com o toque de um botão quais são os produtos que quer atender".