Motoristas por aplicativo fazem protesto contra categorias promocionais em Salvador

salvador
01.02.2021, 14:55:00
Atualizado: 01.02.2021, 15:17:58
(Foto do Leitor)

Motoristas por aplicativo fazem protesto contra categorias promocionais em Salvador

Eles saíram em carreata pela Avenida Paralela e Tancredo Neves

Motoristas por aplicativo fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (1º) em Salvador, saindo em carreata pela Avenida Paralela. O trânsito na região ficou complicado, mas segundo a Transalvador a situação já foi normalizada.

Os carros seguiram no sentido da Avenida Tancredo Neves, ocupando quatro pistas. O motivo do protesto é uma categoria promocional que foi adotada pelos dois grandes apps de transporte, 99 e Uber. Os motoristas afirmam que essas novas categorias diminuíram o valor pago pelo cliente e, consequentemente, o repassado a eles.

A UberPromo e a 99Poupa são categorias que oferecem corridas mais baratas. As viagens mais econômicas são oferecidas em horários menos concorridos.

Em nota, a 99 diz que está aberta a diálogo com os motoristas e que investiu no lançamento de novos produtos, com mais ferramentas e segurança para os parceiros.  Um deles é justamente o 99Poupa, "uma categoria que visa possibilitar novas opções de ganhos em períodos de baixa demanda e fora do horário de pico, além de garantir preço acessível e mais proteção no deslocamento de passageiros", diz o texto.

A empresa lembra que o motorista  "tem a liberdade de escolher ou não habilitar a categoria 99Poupa, sem qualquer tipo de restrição, podendo desativá-la a qualquer momento. Ao habilitar o produto, o motorista ainda conta com a nova função 'trip picker', um recurso que permite ao condutor acessar uma lista de corridas disponíveis com o 99Poupa e optar pela que achar mais conveniente para aquele momento, seja por valor, ponto de partida ou destino, podendo maximizar ainda mais seus ganhos", diz.

A Uber diz em nota que criou o Uber Promo durante a pandemia "para gerar mais viagens para os parceiros em horários de baixo movimento". "Portanto, o Uber Promo só aparece em alguns horários, oferecendo viagens a valores menores do que os do Uber X. O Uber Promo está cumprindo um papel importante ao atender pessoas que, neste momento, tem preferido evitar o transporte público", afirma a empresa.

No texto, a empresa destaca também que o motorista é "totalmente livre" para decidir se trabalha ou não com o Uber Promo. "O motorista parceiro da Uber é totalmente livre para decidir se aceita ou não uma viagem e, da mesma forma, ele é totalmente livre pra decidir se quer trabalhar ou não com o Uber Promo. No app Uber Driver, ele pode escolher com o toque de um botão quais são os produtos que quer atender".

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas