MP cumpre mandados contra mulher que ameaçou juiz de morte em Vitória da Conquista

MP informou que investigações apontaram que suposta vítima do crime de estupro teria sido a autora do envio das mensagens

Publicado em 24 de agosto de 2021 às 08:24

- Atualizado há um ano

Uma mulher está sendo investigada pelo Ministério Público da Bahia sob acusação de ter ameaçado de morte um juiz de Direito de uma das Varas da Comarca de Vitória da Conquista, cujo sexo não foi revelado. A operação, batizada de 'Thémes' foi realizada nesta terça (23).

Segundo as investigações, as ameaças foram dirigidas ao magistrado por meio de diversas mensagens, algumas delas veiculadas pela rede social Instagram. Segundo o MP, a mulher investigada alega ter sido vítima de um estupro e, para comprovar que o fato ocorreu, teria tentando inventar provas falsas. Na operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência da mulher, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca do município.

Em nota, o MP informa que, além do crime de ameaça, a investigação apura o cometimento dos delitos de denunciação caluniosa e fraude processual. O alvo da operação, principal suspeito do cometimento dos crimes sob investigação, foi identificado após um esforço investigativo, através de diligências de campo e, ainda, através de medidas judiciais e administrativas na seara cibernética.

A operação relizada nessa terça-feira (24), pelo Ministério Público estadual, é por meio dos Promotores de Justiça de Vitória da Conquista , em atuação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), contando ainda com o apoio do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber). 

O nome da operação faz alusão a Thémis, deusa da Justiça. Segundo a mitologia grega, Thémis é uma das titãs do sexo feminino, considerada a personificação da ordem e do Direito, sendo ratificados pelo Costume e pela Lei. Conselheira de todos os Deuses, mas sobretudo de Zeus, ela se sentava ao lado do trono do marido para aconselhá-lo.

Devido à sua imensa sabedoria, os conselhos de Thémis sempre foram muito valiosos e por isso ela acabou ganhando o atributo de deusa dos bons conselhos e da sabedoria. Considerada como a guardiã dos juramentos dos homens e da lei, é invocada nos julgamentos dos magistrados. Por fim, com a Operação Themis, deusa da justiça, o Gaeco e os promotores de Justiça de Vitória da Conquista esperam que a verdade seja restabelecida.