MP pede adoção da torcida única nos quatro Ba-Vis

Futebol
24.04.2017, 19:30:00
Atualizado: 24.04.2017, 22:22:19

MP pede adoção da torcida única nos quatro Ba-Vis

Ofício foi divulgado no site da FBF nesta segunda-feira (24). Segundo entidade, palavra final será dos clubes

O Ministério Público Estadual (MP-BA) entregou à Federação Bahiana de Futebol (FBF) recomendação para que seja adotada a torcida única nos quatro Ba-Vis que acontecerão num intervalo de dez dias em Salvador – o primeiro deles quinta-feira (27), no Barradão, pelas semifinais da Copa do Nordeste.

Ofício foi publicado no site da FBF (Foto: Reprodução)

No ofício - que foi divulgado em comunicado no site da FBF na tarde desta segunda-feira (24) -, o promotor Olímpio Campinho usou como argumento principal o assassinato do adolescente Carlos Henrique Santos de Deus, de 17 anos, logo após o Ba-Vi pelo Campeonato Baiano no dia 9 de abril, na Avenida Vasco da Gama, nas proximidades da Arena Fonte Nova.

O promotor ainda citou os conflitos entre as torcidas rivais que aconteceram pouco antes do início do clássico, na área do Dique do Tororó e do Vale de Nazaré.

E para justificar a sua recomendação, lembrou o exemplo adotado no estado de São Paulo, em que a torcida única contribuiu para a queda dos conflitos nos arredores dos estádios e para o aumento do público, segundo o documento, em 38%.

A recomendação, no entendimento da FBF, não é determinante para que a torcida única seja adotada, mesmo que o MP-BA tenha pedido, através do documento, para que FBF e CBF imponham a torcida única e comuniquem o fato aos clubes para que não sejam vendidos ingressos de visitantes. Segundo a entidade que gerencia o futebol no estado, a palavra final será da dupla Ba-Vi.

“O posicionamento da FBF é no sentido de não concordar [com torcida única em clássicos]. A Federação entende que o futebol não pode ser eleito como bode expiatório para remediar a questão da violência que assola o país como um todo. Respeitamos a recomendação, cumprimos a determinação de dar conhecimento e publicidade, divulgamos no site da Federação. Mas não temos o poder de obrigar os clubes a cumprir”, declarou o diretor jurídico da federação, Manfredo Lessa, em entrevista ao site GloboEsporte.com.

Clubes contra

A dupla Ba-Vi, no entanto, já havia se posicionado contra a adoção da torcida única. "O Esporte Clube Bahia, respeitosamente, vem a público lamentar as declarações do promotor Olímpio Campinho que vê em torcida única uma solução para o futebol baiano. (...) O problema não está no esporte, mas nas crises de segurança pública, educação e desemprego. O poder público, historicamente, tem dificuldades para cumprir seu papel. De fato não é fácil. (...) Ninguém tem o direito de trancafiar milhões de apaixonados em casa. Que julguem e prendam os criminosos", publicou o tricolor no início do mês.

" O Esporte Clube Vitória vem a público declarar que não acredita que a torcida única seja a melhor solução para combater a violência. O clube vem caminhando em direção oposta ao concentrar esforços em promover a paz nos estádios para, justamente, resgatar a cultura de uma torcida mista. (...) A torcida única priva o torcedor de bem de comparecer ao estádio pra ver o seu time do coração. Acreditamos que isto depõe contra o processo de popularização e democratização do futebol enquanto modalidade esportiva e opção de lazer. O esporte, como um todo, deve ser sempre agregador, e toda e qualquer campanha deve ser neste sentido", publicou o Leão na mesma semana.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/barbeiragem-ferry-bate-em-atracadouro-e-assusta-passageiros-veja-video/
Operadora do sistema atribuiu dificuldade em manobra a condições de vento e maré; ninguém se feriu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ensaio-inedito-de-joao-gilberto-e-descoberto-por-pesquisador/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baiana-premiada-pela-onu-lanca-campanha-para-levar-agua-potavel-para-a-africa/
Anna Luísa Beserra Santos criou uma tecnologia social capaz de oferecer tratamento de água seguro e barato
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/seis-anos-depois-denny-volta-aos-palcos-do-festival-de-verao/
Em entrevista ao CORREIO, artista fala sobre o Carnaval e sobre a expectativa de voltar ao evento: ele vai mudar verso de música em homagem ao FV20
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-vocalista-do-angra-edu-falaschi-faz-dueto-com-cantor-da-calcinha-preta-em-show/
Daniel Diau participou de show em Recife cantando Bleeding Heart/Agora Estou Sofrendo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ouca-festival-do-olodum-consagra-musica-de-sandoval-melodia-para-o-carnaval-2020/
Canção intitulada Lendárias do Tempo reverencia figuras femininas que marcaram a história
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-arrepiar-jovens-percursionistas-fazem-apresentacao-no-centro-historico/
Dança, moda e artes plásticas também fazem parte do Coisas do Sim, do Projeto Axé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paraguai-extradita-brasileiro-acusado-de-liderar-contrabando-de-cigarro/
Preso desde março de 2019, Luiz Henrique Boscatto foi entregue à PF na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu
Ler Mais