Muçulmanos se preparam para Ramadã; início é nesta terça-feira

Um quarto da população mundial cumpre o jejum que é realizado no nono mês do calendário lunar islâmico

Publicado em 15 de maio de 2018 às 10:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Começa nesta terça-feira (15) o Ramadã, período de oração e jejum praticado pela comunidade muçulmana em todo mundo. O período vai até dia 14 de junho. “Neste período, nós, muçulmanos, passamos por um processo de renovação. Praticamos mais caridade e vivemos intensamente os valores da vida em família e de harmonia. Durante este período, além das cinco orações diárias que realizamos, lemos mais o Alcorão e quem está próximo à mesquita visita com mais frequência”, comenta o diretor executivo da Cdial Halal, Ali Saifi.  Significado do Ramadã

O nome que se dá ao nono mês do calendário islâmico. Durante todo o mês quase 1,8 bilhão de islâmicos ao redor do mundo fazem jejum do nascer ao pôr do sol.

Os primeiros versículos do Alcorão foram revelados ao profeta Mohamad - que a paz e a benção de Deus esteja sobre ele - em 610 CE (Era Cristã).

Participantes

Todos os muçulmanos saudáveis e aqueles já alcançaram a puberdade são obrigados a jejuar. É, acima de tudo, um momento de extrema importância na vida dos jovens pois a autorização dos pais para praticar o jejum é o símbolo da passagem da juventude para a vida adulta.

Não é obrigatório para pessoas que estão doentes, idosos, crianças, gestantes ou que esteja passando por uma enfermidade que a impeça de jejuar.

O que acontece no período

Os fiéis se esforçam para realizar ações de bondade, ou seja, nenhum ato que possa ser considerado pecado. Os fieis acreditam que a prática ensina ter paciência, modéstia e espiritualidade.

Pilares do Islã

São cinco pilares do Islã que sustentam a vida dos muçulmanos.

Shahada: Testemunhar que não existe outra divindade a não ser Allah (Deus) e  Mohamad – que a paz e a benção de Deus esteja sobre ele - é seu profeta Salah: Rezar cinco vezes ao dia voltado à Meca. Zakat: É um imposto a ser pago aos necessitados Saum: É o jejum durante o mês do Ramadã; Haj: Aquele que tem condições físicas e financeiras devem fazer a peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida Fim do Ramadã 

É marcado por Eid ul Fir, um grande festival. A celebração começa assim que a lua nova do mês seguinte é avistada no céu. Durante o Eid, os muçulmanos celebram colocando suas melhores roupas, trocando presentes e passando o tempo com sua família enquanto degustam ceias especiais para a data.

Neste período, os muçulmanos devem contribuir com uma certa quantia, para que os mais necessitados possam celebrar a quebra do jejum.

As exportações brasileiras de alimentos aos 22 países da Liga Árabe devem crescer entre 10% a 15% em 2018, ante os US$ 9,94 bilhões negociados no ano passado.