Mulher dá à luz a bebê de outra família por erro em clínica de fertilização

Casal dos Estados Unidos percebeu o erro após o nascimento do bebê

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2021 às 14:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/BBC

Um casal apresentou uma denúncia contra uma clínica especializada em fertilização in vitro e um laboratório na segunda-feira (8) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Daphna e Alexander Cardinale descobriram que dois óvulos fecundados foram trocados e que eles tiveram uma filha de outra família.

O erro foi percebido logo após o nascimento do bebê, uma menina, que não tinha nenhuma semelhança com o casal. Consta no processo que o casal procurou ajuda da clínica California Center for Reproductive Health (CCRH) no verão de 2018. O laboratório de embriologia In VitroTech Labs também atuou no procedimento. Daphna deu à luz no ano seguinte.

"Em vez de amamentar minha filha, eu amamentei e criei laços com uma criança que eu depois fui forçada a abandonar.", disse Daphne, em entrevista à rede americana NBC.

Na sala de parto, ela conta que esperava "uma criança de pele clara", mas ficou surpresa ao ver que a menina "tinha a pele muito mais escura". A mulher relata que a situação "foi tão chocante" que o marido "realmente deu vários passos para longe de onde estava, recuando contra a parede".

Quase dois meses depois do nascimento, a família decidiu fazer testes de DNA, o que acabou determinando que eles não eram biologicamente relacionados ao bebê. Segundo o processo aberto em um tribunal de Los Angeles, após descobrirem o erro, os casais se conheceram e decidiram recuperar a guarda de seus filhos genéticos. A troca foi formalizada pela Justiça em janeiro de 2020.

A defesa do casal conta que ambos precisaram passar por tratamentos psicológicos após o ocorrido, com sintomas de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático.

“O nascimento de nossa filha deveria ter sido um dos momentos mais felizes da minha vida. Mas me senti imediatamente abalado e confuso por não reconhecê-la”, descreveu Alexander Cardinale.

O outro casal que enfrentou a troca de bebês também está processando a clínica, mas decidiu permanecer em anonimato.