Nadadora Joanna Maranhão anuncia aposentadoria

Pernambucana se preparava para tentar classificação para sua quinta Olimpíada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2018 às 14:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A nadadora pernambucana Joanna Maranhão, de 31 anos, anunciou nesta sexta-feira (27) a sua aposentadoria das piscinas. A decisão foi divulgada pela própria Joanna nas redes sociais. Ela se preparava para tentar classificação para a quinta Olimpíada, mas nos últimos meses havia se afastado das águas para participar de um reality show de dança.

A nadadora ainda passou por um trauma ao sofrer um aborto espontâneo, no mês passado. Agora, ela garante que vai ficar apenas na borda da piscina, dando aulas para crianças e adolescentes.

"E é chegada a hora de encerrar um ciclo de tantos anos. Por 17 primaveras defendi as cores do Brasil nos mais diversos campeonatos internacionais. A menina que caiu na água aos 3 e encontrou ali sua essência, sua plenitude, seus maiores pesadelos e também seus maiores sonhos, nem nos mais belos prognósticos se imaginaria tendo a honra de representar o Brasil em 4 Jogos Olímpicos.  A todos que estiveram comigo nessa jornada: meu muitíssimo obrigada", postou a agora ex-atleta.

Essa é a segunda vez que Joanna decide se aposentar do esporte. Em 2013, quando tinha 26 anos, ela decidiu dar um tempo das competições de alto rendimento. Em seu retorno, a atleta conquistou a vaga para os Jogos do Rio 2016. Além da Olimpíada no Brasil, ela representou o país ainda nos Jogos de Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012). 

Na carreira, Joanna ostenta ainda três medalhas de prata e cinco de bronze em Jogos Pan-Americanos.  No texto de despedida, a pernambucana ainda mandou um recado para a comunidade esportiva.

"À comunidade aquática: aproveitem o futuro, aproveitem a oportunidade de serem ouvidos, de viverem um esporte democrático no qual a competição começa e se encerra na piscina. Que fora dela sejamos dignos do verdadeiro valor do atletismo. Não desperdicem a chance de escrever uma nova história nas páginas da natação brasileira. Chega de segredos, chega de retaliação, chega de bajulação", escreveu.

E é chegada a hora de encerrar um ciclo de tantos anos. Por 17 primaveras defendi as cores do Brasil nos mais diversos campeonatos internacionais. A menina que caiu na água aos 3 e encontrou ali sua essência, sua plenitude, seus maiores pesadelos e também seus maiores sonhos, nem nos mais belos prognósticos se imaginaria tendo a honra de representar o Brasil em 4 Jogos Olimpicos. À todos que estiveram comigo nessa jornada: meu muitíssimo obrigada. À meus treinadores (exceto um): vocês tiraram o melhor de mim, por todos os ensinamentos, treinos, desafios, conforto nos centésimos que faltaram e abraço nos momentos de alegria: toda minha gratidão. À comunidade aquática: aproveitem o futuro, aproveitem a oportunidade de serem ouvidos, de viverem um esporte democrático onde a competição começa e se encerra na piscina. Que fora dela sejamos dignos do verdadeiro valor do atletismo. Não desperdicem a chance de escrever uma nova história nas páginas da natação brasileira. Chega de segredos, chega de retaliação, chega bajulação. Que o resultado na piscina, e apenas ele, diga quem será ou não convocado, quem será ou não contemplado. À natação feminina eu faço um pedido: destruam todos os recordes que ainda existam em meu nome. Façam com que o quinto lugar de Atenas seja uma feliz lembrança em minha memória, e que eu (e Piedade Coutinho onde quer que esteja) possamos nos emocionar com o melhor resultado da natação feminina do Brasil em jogos olímpicos no pódio! E pra quem disser que seu tempo já passou, ou que você tá velha demais: treine o dobro e mostre que, quem persevera por 11 anos pra melhorar tempo de 400 medley, não desiste por sistema nenhum. ????

Uma publicação compartilhada por Joanna Maranhão ????♀️❣️???? (@jujuca1987) em