'Não estamos acomodados', diz Bellintani sobre Copa do Nordeste

Presidente do Bahia explicou ofício que pôs em xeque participação

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 18:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr. / CORREIO

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, concedeu entrevista ao Programa do Esquadrão na noite desta quinta-feira (4), poucas horas antes do sorteio da Copa do Nordeste 2019, em Maceió.

O tema principal foi o regional. O mandatário tricolor explicou a razão do clube ter enviado um ofício à CBF na última sexta-feira (29) pedindo para que a sua participação na próxima edição do campeonato seja decidida apenas em dezembro.

"Temos o diagnóstico claro de que a Copa do Nordeste está em crise, e o Bahia é um dos poucos times que tem coragem de dizer isso. Não significa que a gente queira o fim dela, pelo contrário. Quando a gente gosta tanto de uma coisa, a gente faz de tudo para que ela melhore. Não queremos assistir ao afundamento da competição por ela mesma", disse.

>> Bahia e Vitória conhecem adversários da Copa do Nordeste 2019>> Bahia tem até novembro para decidir se disputa a Copa do Nordeste>> Copa do Nordeste 2019 é lançada, mas calendário segue indefinido>> Bahia entrega ofício e deixa em dúvida participação na Copa do Nordeste

Segundo Bellintani, o Bahia tem feito proposições nas reuniões da Liga do Nordeste para que a competição atraia mais visibilidade no mercado, e assim, gere mais renda para os clubes participantes: "Estamos nos dando o direito de questionar. Entendemos que o torneio precisa de uma reflexão e o Bahia é certamente o time que mais propôs avanços".

"Fizemos a proposição de colocar os jogos da Copa do Nordeste nos finais de semana, trazendo os estaduais para o meio de semana. Ela avançou, mas não da forma como queríamos. Infelizmente a TV aberta não tem datas suficientes nos finais de semana para absorver a competição. Só tem o sábado disponível", explicou o presidente.

"Outra coisa é fazer com que a Copa do Nordestão não suma da TV após o final do Esporte Interativo. O Bahia propôs que a TV aberta fique obrigada a fazer uma rotatividade entre os clubes transmitidos. Defendemos também uma nova negociação com a TV fechada", completou.

Bellintani também apontou a falta de definição do calendário de 2019: "Queremos um calendário mais organizado, mais claro. A CBF divulgou nesta semana o calendário de competições de 2019 sem a Copa do Nordeste. Hoje é uma incógnita".

Por fim, o presidente disse que a decisão de não disputar a competição do ano que vem não será tomada por ele. "Por tudo isso estamos analisando se o Bahia vai disputar 2019 ou não. Não sou eu quem vai decidir sobre isso, vamos colocar isso em discussão para o Conselho Deliberativo. Somos favoráveis à Copa do Nordeste, mas não estamos acomodados achando que está tudo bem, porque não está".

*O repórter viajou a Maceió a convite da Liga do Nordeste