NBA: Jogadores decidem retomar playoffs, mas não há data definida

Partidas que aconteceriam nesta quinta-feira (27) foram adiadas; atletas fazem boicote em protesto antirracista

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2020 às 15:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Kevin C. Cox/AFP

Um dia depois do histórico boicote na NBA, os jogadores decidiram retomar os playoffs. Na quarta-feira (26), atletas protestaram contra mais um ato de violência policial contra um homem negro nos Estados Unidos e se recusaram a entrar em quadra. Nesta quinta (27), em reunião, foi definido que a competição terá continuidade.

A informação foi divulgada pelo jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN. Ainda não há data definida, porém, quando que os jogos da poderosa liga americana de basquete acontecerão. Todas as três partidas que estavam marcadas para essa quinta - Utah Jazz x Denver Nuggets, Boston Celtics x Toronto Raptors e Oklahoma City Thunder x Houston Rockets - foram adiadas.

Segundo o repórter Tim MacMahon, também da ESPN, uma nova reunião será feita nesta quinta (27), com donos de times e dois jogadores de cada franquia. O objetivo é definir os próximos passos da NBA e ainda formular planos de ação para os problemas de racismo nos Estados Unidos.

Usar a NBA como plataforma para combater a questão, aliás, foi um dos pontos que fizeram os jogadores aceitarem o retorno dos playoffs. Na quarta (26), houve uma reunião tensa e representantes das franquias de Los Angeles se colocaram contrários à retomada. LeBron James, astro dos Lakers, chegou a se levantar e sair do encontro e Kawhi Leonard, dos Clippers, também disse que queria deixar a 'bolha' da Disney, onde as partidas estão sendo realizadas.

Nesta quinta, porém, a conversa foi mais tranquila e os atletas concordaram que o retorno dos jogos seria uma forma de ampliar as discussões sobre o racismo. Os playoffs podem voltar já nesta sexta-feira (28), mas a probabilidade maior é que só sejam retomados no sábado (29).

O boicote começou quando jogadores do Milwaukee Bucks se recusaram a fazer o Jogo 5 contra o Orlando Magic na quarta-feira (26) e sequer saíram dos vestiários. O protesto foi motivado após o caso de Jacob Blake, um homem negro, que recebeu sete tiros, pelas costas, da polícia americana. Como reação, atletas das partidas seguintes aderiram à manifestação e todas as partidas foram adiadas.

Antes, o assassinato de George Floyd, ex-segurança negro, que estava desarmado, por um policial branco em Minneapolis, já tinha gerado manifestações ao redor dos Estados Unidos e do mundo. Os jogadores da NBA vinham usando vestimentas com a frase Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), além da expressão estar estampada nas quadras. Os atletas ainda estavam se ajoelhando durante a execução do Hino Nacional dos EUA.