Negócios: A imagem de um impasse

negócios
06.06.2017, 08:39:00
Atualizado: 06.06.2017, 08:44:12

Negócios: A imagem de um impasse

4,9 mil empregos foram fechados no estaleiro Enseada, em Maragogipe, quando a sonda Ondina teve a construção suspensa há dois anos
4,9 mil empregos foram fechados no estaleiro Enseada, em Maragogipe (Foto: Divulgação)

‘Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína’. O verso de Caetano ganha uma nova tradução na imagem acima e revela uma situação que põe de um lado uma política que gera empregos e pode ser capaz de desenvolver tecnologia de ponta no Brasil  e, do outro, as necessidades de uma empresa estatal altamente endividada se viabilizar e aumentar seu poder no mercado.

A sonda Ondina teve a construção suspensa há dois anos estando 65% concluída, e deixou um rastro de 4.950 desempregados no estaleiro Enseada, em Maragogipe (a 140 km de Salvador). O estaleiro é fruto de um investimento estimado em R$ 3,2 bilhões (R$ 2,7 bi executados) de Odebrecht, OAS, UTC e da japonesa Kawasaki. Ondina é ou seria a primeira das seis sondas encomendadas ao estaleiro pela Petrobras e que justificavam o empreendimento.

Entre a encomenda e a paralisação veio a Lava Jato e a ‘demonização’ da política pública que impõe um percentual mínimo de conteúdo local na fabricação de sondas e de serviços contratados na cadeia de Oléo e Gás no Brasil. Demonização foi o termo usado pelo presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, que em seminário para jornalistas no Rio de Janeiro afirmou  que o Brasil tem de escolher entre ser como Venezuela e Nigéria, “onde as empresas  sugam o petróleo e vão embora”, ou como Inglaterra e Noruega, que aproveitaram a descoberta de petróleo no Atlântico Norte na década de 1980 para, atualmente, “exportar máquinas de alto valor agregado”.

O seminário foi realizado para explicitar posição conjunta de várias entidades contra o pedido da Petrobras feito à Agência Nacional do Petróleo (ANP) para zerar o percentual mínimo de conteúdo local nas novas sondas que pretende contratar ou fretar. A política de conteúdo local, que se pretende de  estado e não de governo, começou em 1999.

O lado da Petrobras

Oficialmente a estatal afirma que apoia a política de conteúdo local, mas que quer que o percentual mínimo da nova rodada seja igual ao da licitação anterior. A empresa alega que com os percentuais atuais as sondas ficam 40% mais caras e cita casos de atrasos no cronograma de entrega incompatíveis com aqueles assumidos por ela junto à ANP para começar a explorar e desenvolver poços.

Porém, não se pronunciou ao CORREIO  sobre o pedido de zerar a obrigação mínima de uso de máquinas, equipamentos e serviços contratados de empresas brasileiras. Não há solução fácil para a questão, que retrata alguns dos impasses da economia brasileira provocada pelo ambiente politico. Fato é que os prejuízos já aconteceram - incluindo para indústria e trabalhadores baianos. É hora de decidir onde se perde menos, se na recriação ou se na destruição.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empreendedores-nunca-devem-parar-de-aprender-dizem-participantes-do-acelerese/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/forum-agenda-bahia-dez-anos-de-inovacao/
Edição de 2018 foi recordista de público; veja vídeo com melhores momentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-clipe-gravado-em-salvador-anitta-rebola-na-boquinha-da-garrafa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/capita-marvel-nem-estreou-e-ja-tem-homem-boicotando/
Tudo por causa de um pedido da protagonista, Brie Larson, por mais inclusão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-como-foi-liverpool-0x0-bahia-pela-copa-sul-americana/
Resultado elimina o tricolor na primeira fase da competição; CORREIO transmitiu a partida ao vivo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luisa-sonza-sera-convidada-do-trio-de-ivete-sangalo-em-salvador/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pabllo-vittar-anuncia-clipe-de-buzina-para-antes-do-carnaval/
A música mais animada do mais novo disco da drag deve ser sua aposta para o Carnaval
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-da-tv-sai-de-baixo-chega-aos-cinemas/
Elenco é o mesmo do programa, com exceção de Cláudia Jimenez
Ler Mais