Nelson Teich recusa convite para ser conselheiro do Ministério da Saúde: 'Não seria coerente'

coronavírus
23.05.2020, 11:55:00
Atualizado: 23.05.2020, 11:57:34

Nelson Teich recusa convite para ser conselheiro do Ministério da Saúde: 'Não seria coerente'

Ex-ministro, que deixou o cargo no último dia 15, foi convidado pelo ministro interino

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O ex-ministro da Saúde Nelson Teich, que deixou o governo federal este mês, disse, neste sábado (23), ter recusado o convite para ser conselheiro do Ministério da Saúde. Teich, que substituiu Luiz Henrique Mandetta (DEM), em abril, foi convidado pelo atual ministro interino, o general Eduardo Pazuello. 

Através de sua página no Twitter, Teich afirmou que recusou o chamado porque "não seria coerente" ter deixado o cargo na semana passada e aceitar uma nova posição na semana seguinte. 

"Quando assumi o MS, o objetivo era trazer um modelo de gestão mais técnica, que aumentasse a eficiência do Sistema e melhorasse o nível de saúde da sociedade. Ser mais técnico não significa apenas uma condução médica mais técnica. Isso seria tratar o problema de forma simplista", escreveu. 

De acordo com ele, uma condução técnica do sistema de saúde significaria uma gestão com estratégia, planejamento, metas e ações. Esses aspectos devem ser baseados em informações amplas e precisas, acompanhadas de forma contínua por indicadores. 

"Desejo ao Ministro Interino Eduardo Pazuello todo o sucesso na condução do Ministério da Saúde e estou à disposição para que a transição aconteça da melhor forma possível", completou. 

Teich ficou menos de um mês à frente do Ministério da Saúde, tendo deixado o cargo no último dia 15 de maio. Desde então, o general Panzuello tem atuado como ministro interino e o presidente Jair Bolsonaro não anunciou quem será o novo nome para a pasta. 

Assim como Mandetta, Teich, que é médico, defendeu posições contrárias às defendidas por Jair Bolsonaro. Ele era contrário, por exemplo, ao relaxamento do distanciamento social e ao uso da cloroquina sem restrições. 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/matheus-buente-troca-chatice-academica-pelo-humor-para-contar-a-historia-de-salvador/
Lives do humorista e professor de História são fontes de informação e diversão na quarentena; veja vídeos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais