Neto avalia três critérios para decisão sobre chapa majoritária na Bahia

O prefeito de Salvador participou do desfile do Dois de Julho ao lado do pré-candidato Zé Ronaldo (DEM)

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 2 de julho de 2018 às 12:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Secom Salvador/Divulgação

Às vésperas de definir a chapa majoritária da oposição ao governo do estado, o prefeito ACM Neto (DEM) afirmou que as conversas com os líderes do bloco estão avançadas e revelou que o anúncio da decisão deve sair após a manifestação nacional do partido, que ocorrerá nos próximos 15 dias. 

Ao lado do pré-candidato democrata ao governo, Zé Ronaldo, Neto participou do desfile em celebração ao Dois de Julho, nesta segunda-feira (2), e contou que três critérios essenciais estão sendo levados em conta para definir a chapa: político-partidários, sociais e mescla de perfis. "Toda composição de chapa tem que respeitar alguns critérios, que podem ser político-partidários, sociais, de você misturar perfis. A gente está considerando tudo isso. Pode ser que a gente tenha uma mulher na chapa. Tudo está sendo avaliado com cuidado", disse. Ao lado de Neto e Zé Ronaldo marcharam líderes da oposição e possíveis integrantes da chapa majoritária, entre eles o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB), confirmado na disputa como candidato ao Senado. Quem também participou foi a ex-secretária municipal de Políticas para as Mulheres Taíssa Gama, cotada para a vice de Zé Ronaldo. 

Secretários municipais, vereadores, deputados e prefeitos e lideranças do interior, além de militantes dos partidos da oposição, também integraram a ala de Neto no cortejo do Dois de Julho, considerado um termômetro de popularidade para os políticos, especialmente em ano eleitoral. 

Ao longo do trajeto, Neto e Zé Ronaldo foram aplaudidos pelas pessoas que acompanhavam o cortejo e pararam em diversos momentos para falar com o público e tirar fotos com aqueles que pediam, mesmo em ritmo acelerado por causa do jogo do Brasil contra o México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Neto fez dezenas de selfies, enquanto Zé Ronaldo posava para as imagens com militantes e aliados. 

Em uma das paradas, eles falaram com o aposentado José Luiz Gomes, 63, que veio de Feira de Santana para ver o cortejo. "Todo ano eu venho, porque a data é importante para a história da Bahia e do Brasil. Ainda bem que Neto sabe fazer foto, senão ia ficar sem o registro", disse, aos risos e comemorando a imagem com Neto e Zé Ronaldo. 

Diálogo O ex-prefeito de Feira disse que as conversas com os partidos que integram a aliança da oposição estão avançando. Ele espera que o anúncio saia antes das convenções. "As conversas estão transcorrendo com tranquilidade, todos estão sendo ouvidos. Devemos ter uma decisão o mais rápido possível e devemos anunciar nos próximos dias", revelou. 

Enquanto a chapa do governador Rui Costa (PT) não terá uma mulher, Zé Ronaldo afirmou ser grande a possibilidade de ter uma representante feminina na oposição. Jutahy, por sua vez, pregou cautela quanto à definição. 

Ele disse que não há pressa e que os partidos ainda têm até o período das convenções - de 20 de julho a 5 de agosto - para chegar a um consenso. "A pré-campanha de Zé Ronaldo está indo bem. É um pré-candidato leve, está indo para os locais buscando apoio. Vamos ter que ter uma boa composição, não será problema", avalia. 

Neto, por sua vez, reforçou que o anúncio na Bahia deve ser feito após o posicionamento nacional. Além de ter uma pré-candidatura posta, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o partido conversa com outros três presidenciáveis: Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Álvaro Dias (Podemos). 

"É muito provável que primeiro eu anuncie a decisão nacional do DEM e depois a gente faça a Bahia. Talvez seja mais adequado aguardar a decisão nacional do DEM", ressaltou. "A candidatura de Rodrigo que está posta. Óbvio que ele não será empecilho para a construção de uma unidade mais ampla no campo do centro, mas tudo com seu devido tempo, com calma. Temos 15 dias para tomar essa decisão", complementou.

Sobre as conversas com Ciro Gomes, Neto afirmou que as negociações do pedetista com PSB e PCdoB não inviabilizam uma possível aliança com o DEM. "O único diálogo que não temos é com o PT. No âmbito nacional, temos diálogo com o PSB, com o próprio PCdoB, não há impedimento numa eventual aliança dele com partidos de esquerda", disse. A ala de Neto e Zé Ronaldo completou o trajeto do Dois de Julho em pouco menos de duas horas.

Celebração Para o prefeito ACM Neto, o Dois de Julho deixa uma mensagem de paz para o Brasil. "No momento em que se vê no Brasil a violência crescer, as pessoas se sentirem inseguras nas ruas, nada melhor do que trazer uma palavra de paz, de união, de valorização do espírito fraterno muito próprio dos baianos. Essa é uma característica de nossa gente e hoje, institucionalmente, fica como grande marca do Dois de Julho", disse, enfatizando o tema deste ano da festa: "Luta pela Paz".

É a sexta vez que ACM Neto participa do evento como prefeito da capital baiana. "É um momento de comemorar a Bahia. De valorizar nossos heróis do passado e do presente. É um clima maravilhoso que a gente vive nas ruas de Salvador, sempre homenageado a nossa história. Exaltando a Bahia, a força do nosso povo. Então a gente fica muito feliz de participar de mais uma festa cívica, que é o momento de reforçamos todo o apreço e compromisso que a gente tem com a Bahia e os baianos", disse. 

Para o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), o desfile do Dois de Julho é também uma oportunidade de sentir o clima das ruas e ouvir a população. "É uma oportunidade de estarmos ao lado da população, perceber o sentimento das pessoas. É o momento da gente receber informações sobre o que está acontecendo em todos os cantos da cidade. De modo que participar do Dois de Julho é uma tradição em nossa caminhada política e motivo de orgulho", frisou.