Nome Social: participantes devem solicitar o uso no Enem 2019 a partir do dia 20 de maio

O resultado da solicitação pode ser conferido a partir do dia 10 de junho

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 3 de abril de 2019 às 15:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Uma boa notícia para os candidatos travestis e transexuais que desejam participar do Enem 2019. A solicitação para usar o nome social pode ser feita entre os dias 20 e 24 de maio. O pedido pode ser realizado no sistema do Enem e o resultado da solicitação pode ser consultado a partir do dia 10 de junho através da página do participante. As inscrições começam a partir do dia 6 de maio e seguem até ás 23h59 do dia 17 do mesmo mês. As provas deste ano serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O Inep instituiu o uso do atendimento para os participantes que não se identificam com seu sexo biológico e preferem ser chamadas pelo nome social, na busca por garantir os direitos iguais para todos. Isso possibilitará a substituição do nome civil pelo social no cartão de inscrições e durante o período das provas.

Como fazer a solicitação do nome social no Enem 2019 Na data prevista em Edital, o participante deve acessar o endereço e apresentar documentos que comprovem a condição que o motiva. Os documentos necessários são:

• Fotografia atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);

• Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto.

Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

Enem 2019 A prova será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro em todas as regiões do país. Com o resultado da prova, o candidato pode ingressar no ensino superior com benefícios estudantis. Pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) é possível obter bolsas de estudos parciais ou integrais. Com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) funcionam como um empréstimo para utilizar durante a graduação, que serão quitados após a formação. Além disso, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a oportunidade de ingresso em universidades públicas. A nota do Enem também pode ser utilizada em universidades portuguesas, substituindo o vestibular.