Nova linguagem? Como a internet e as redes sociais mudaram a forma de se comunicar

Podcast recebe professora e pesquisadora da linguagem

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2022 às 10:00

. Crédito: .

É muito provável que navegando pela internet e pelas redes sociais você tenha se deparado com palavras e gírias que você não fazia a mínima ideia do que significava. Ou então enquanto escrevia um texto para entregar no trabalho ou na faculdade se deu conta que não dava para colocar abreviações, emojis ou figurinhas só para facilitar o trabalho. Esse tipo de situações tem se tornado cada vez mais comum no nosso dia a dia, afinal, o mundo virtual tem ficado cada vez mais conectado no nosso dia a dia e, entre os inúmeros reflexos desse cenário, está numa mudança na linguagem que usamos para nos comunicarmos. Estamos passando por um processo de adaptação e entendimento de que, a partir de agora, existem diferentes tipos de linguagens que podem, e devem, ser utilizadas nos espaços da sociedade.Mas será que esse é um caminho sem volta? O que explica essa transformação da linguagem e como podemos fazer para nos adaptar a isso? São essas as questões debatidas no 49º episódio do O Que a Bahia Quer Saber, podcast de reportagens especiais do Correio. Dessa vez, o programa recebe Carla de Quadros, professora e pesquisadora da linguagem, que também é psicanalista e bacharel em direito. A professora destaca quais são os principais movimentos que as pessoas têm tomado diante dessa mistura entre a realidade virtual e o nosso cotidiano.

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Para ela, a população mais jovem surge como a mais propensa a transitar entre essas duas linguagens, apesar desse movimento apresentar riscos na formação acadêmica. Por isso, ela explica quais alternativas precisam ser discutidas não só pelas escolas e outras instituições de ensino, mas por cada um de nós diariamente. O programa ainda tem a participação do estudante de comunicação João Gabriel Mota. Ele trabalha com redes sociais e compartilha um pouco da sua visão sobre as diferentes linguagens e como se comportam. Será que é uma tarefa muito complicada manter-se consciente de onde e quando utilizar as linguagens do universo virtual? O programa tem produção, narração e edição de Vinícius Harfush.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Castbox:

Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Google Podcasts:

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.