Nova unidade de saúde de Itapuã vai atender 650 pessoas por dia

Unidade de Saúde da Família foi entregue nesta quinta-feira (29)

Publicado em 29 de outubro de 2020 às 10:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gil Santos/CORREIO

Os moradores do bairro de Itapuã, em Salvador, receberam uma nova Unidade de Saúde da Família (USF), nesta quinta-feira (29). Ela vai oferecer pré-natal, e acompanhamento de casos de diabetes, hipertensão, tuberculose, entre outros procedimentos médicos. A unidade tem capacidade para 650 atendimentos por dia, e vai atender aos 16 mil moradores da região. 

Para as pessoas que vivem no bairro a construção da unidade foi um alívio. Elas contaram que o posto de saúde mais próximo fica no bairro do Coqueirinho, o que exigia algumas hora de caminhada ou a necessidade de arcar com os custos do transporte público.

O prefeito ACM Neto fez a entrega oficial o espaço e destacou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura na saúde básica durante a pandemia. "Foi um ano difícil, atípico. Ainda assim, não descuidamos da necessária ampliação da atenção básica da nossa capital. Ao contrário, aproveitamos para incorporar as bases da nossa estratégia de enfrentamento à covid-19, especialmente com a implantação do programa Salvador Protege", disse.

Neto afirmou que a cobertura da atenção básica em Salvador está, atualmente, em 56% e comparou com os 18% que encontrou no início da gestão, em 2013.

"Quando a gente chegou muitos postos estavam construídos, mas sem médicos para atender a população. Então o trabalho foi de recuperar a nossa rede. Posso dizer hoje que todos eles foram reformados ou reconstruídos. Todos, 100%. Não faltou um", contou, destacando que mais de 5 mil profissionais foram contratados para atender a rede.

A nova USF terá quatro equipes de saúde bucal e quatro equipes de saúde da família. Serão 37 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O prédio tem três pavimentos, e fica em uma área residencial do KM 17, na Rua Edmundo Spínola.

O secretário municipal de Saúde, Léo Prates, contou que existem 359 profissionais atuando na saúde da família em Salvador, e que no começo da gestão eram 104, ao todo. Ele destacou o cuidado com o sorriso da população.

“Fizemos um esforço expressivo para o crescimento do atendimento em saúde bucal e acho que isso é reflexo de uma gestão que se preocupa com a vida das pessoas, e os atendimentos odontológicos que tiveram queda durante a pandemia estão avançando novamente. Acredito que essa infraestrutura de profissionais que colocamos na rede tem dado uma resposta grande”, afirmou.

A USF do KM 17 é a 15ª unidade desse tipo inaugurada em Salvador, na atual gestão. Na região de Itapuã também foram inauguradas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e outra unidade voltada para o atendimento de urgência e emergência.