Novo caso de covid é registrado no Vieira; colégio suspende aula presencial de turma

É a segunda ocorrência de infecção em alunos da escola nesta semana; primeiro episódio não teve aulas suspensas

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 13 de maio de 2021 às 19:26

- Atualizado há um ano

Mais uma aluna do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, em Salvador, testou positivo para o coronavírus na última segunda-feira (10). A informação foi confirmada aos pais do colégio em um comunicado oficial. As aulas presenciais da turma foram suspensas. Esse é o segundo caso nesta semana.

De acordo com o comunicado, a família da garota do 8º ano relatou que ela estava assintomática e esteve na escola durante a última quinta-feira (6). Por isso, as aulas do grupo serão suspensas por 10 dias. No comunicado, o Vieira informa que a suspensão está de acordo com a Norma Técnica GVIM/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 e orientação do Dr. Claudilson Bastos, infectologista que presta assessoria ao colégio.

A medida de afastamente também inclui os professores que tiveram contato com a turma até que eles sejam testados para saber se foram infectados pela doença. O provável retorno às aulas presenciais do 8º ano será no dia 25 de maio.

O comunicado prevê ainda que outras cinco turmas do 8º ano no colégio tenham ensino remoto na quinta e sexta-feira, retomando às aulas presenciais na segunda (17). Veja íntegra do comunicado na imagem abaixo. Comunicado enviado pelo Colégio Antônio Vieira aos pais confirmando suspensão de aulas presenciais no 8º ano (Foto: Reprodução) Insegurança Esse é o segundo caso de estudante do Vieira, que testou positivo para o coronavírus somente esta semana. Ainda nesta quinta (13), a reportagem do CORREIO mostrou o caso de uma aluna do 5º ano do Ensino Fundamental que testou positivo para a doença. Neste caso, o colégio decidiu manter as aulas presenciais à turma.

Em nota, o Vieira afirmou que analisa os casos individualmente e as orientações técnicas não indicavam necessidade de supensão no caso da aluna do 5º ano - algo diferente no caso da aluna do 8º ano. Nota enviada a pais de ensino presencial O pai de um aluno, que preferiu não se identificar, afirma que boa parte dos responsáveis está chateada com a escola por não avisar a toda a comunidade sobre os casos. "Só quem soube foram os pais dos que estão indo para a escola. Para o pessoal do ensino remoto, que decidiu não ir, a escola escondeu os casos", disse o pai.

Uma outra mãe afirmou não ter mais segurança para enviar o filho, de 13 anos, para as aulas presenciais - o garoto estava frequentando desde que o poder público liberou as atividades semipresenciais.

O Colégio Antônio Vieira se posicionou por meio de nota, onde diz estar "empenhado, incansavelmente, em promover diariamente, conforme previsto no protocolo, as condições de segurança para os alunos e colaboradores que frequentam os nossos espaços", seguindo o protocolo de segurança, elaborado com a contribuição de especialistas e de pais de áreas de saúde. Confira a íntegra da nota assinada pelo Conselho Diretivo do colégio.

"NOTA DE ESCLARECIMENTO DO COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA 

"Quando cuido de você, cuido do mundo"!

O Colégio Antônio Vieira, como instituição jesuíta que tem o cuidado entre as suas premissas ao longo dos seus 110 anos de existência, preparou-se durante o último ano para o momento de retorno às atividades presenciais. Autorizado a funcionar pelo Decreto Municipal nº 33.811, de 23/04/2021, implantou o seu protocolo de segurança, elaborado com a contribuição de especialistas e de pais de áreas de saúde e afins, que atende às exigências de especialistas e órgãos competentes de saúde. 

Vimos, portanto, esclarecer o caso específico que, nos últimos dias, ganhou repercussão na mídia acerca de uma aluna do 5º ano do Ensino Fundamental que testou positivo para covid-19 na última segunda-feira (10/05). Informamos que ela frequentou a escola normalmente na última sexta-feira (07/05), sem nenhum sintoma. Segundo relato dos pais, no dia seguinte (08/05), ela teve contato com uma pessoa que apresentava suspeita diagnóstica de covid e, à noite, comemorou seu aniversário com cerca de 14 convidados do seu núcleo familiar. No domingo (09/05), por volta das 19h, a aluna começou a apresentar sintomas sugestivos de covid. Ao constatar o risco, os pais já não enviaram a criança para escola na segunda-feira (10/05), seguindo orientação do protocolo institucional. 

MEDIDA ADOTADA PELO VIEIRA 

Assim que a escola obteve conhecimento do fato, observando as orientações do Dr. Claudilson Bastos, infectologista que presta assessoria ao colégio, e apoiada na nota técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020, atualizada em 25 de fevereiro de 2021, observou que não houve relação com a turma após a fase de contágio da aluna. O colégio constatou também que os outros cinco colegas, que estavam frequentando a aula antes da fase de contágio da aluna, cumpriam as normas de distanciamento, higienização das mãos e uso de máscara, conforme orientado pelo protocolo.   

De acordo com a nota técnica da Anvisa quanto às estratégias baseadas em sintomas, "pessoas com covid-19 leve a moderada podem transmitir o vírus não mais que 10 dias após o início dos sintomas. Pessoas com doença mais grave a crítica ou pessoas imunocomprometidas, provavelmente podem transmitir o vírus não mais que 20 dias após o início dos sintomas". Assim, nesse caso específico, segundo os fatos relatados pelos pais, as estratégias baseadas em sintomas da Anvisa e a orientação do infectologista, definitivamente, não houve relação de transmissão e/ ou contágio com o ambiente escolar.

Da mesma forma, o protocolo prevê os casos em que implicam riscos de contaminação da turma e colaboradores, o que ocorreu com uma outra aluna, do 8º ano EF, em que, prontamente, o Vieira enviou também comunicado às famílias da série, informando da necessidade de suspensão das aulas presenciais por período determinado.     

Desde o retorno, temos nos empenhado, incansavelmente, em promover diariamente, conforme previsto no protocolo, as condições de segurança para os alunos e colaboradores que frequentam os nossos espaços. Cada caso suspeito ou confirmado de covid, seja de aluno ou colaborador, tem sido tratado com a seriedade e cuidado que a situação inspira, sempre priorizando a vida. 

Assim, sempre com transparência, todos os casos de infecção constatados pelo Colégio têm sido informados às famílias envolvidas e tomadas todas as medidas previstas, apoiando alunos, famílias e colaboradores. É importante, entretanto, a consciência de que há uma responsabilidade compartilhada com todos os que fazem parte da comunidade educativa. Dessa forma, o protocolo de segurança do Colégio determina que as famílias não enviem os alunos para a escola se apresentarem sintomas ou convívio com casos confirmados ou mesmo suspeitos.  

Sabemos do grande desafio e da seriedade do atual momento que a sociedade tem enfrentado. Desejamos acertar e estamos nos empenhando coletivamente para o aprimoramento das nossas ações de cuidado diante da complexidade que envolve o retorno às atividades presenciais das escolas na nossa cidade. Estamos sempre abertos ao diálogo com todas as famílias, guiados pelo propósito de seguirmos educando juntos.

Atenciosamente,

Conselho Diretivo"