Novo confronto da Rondesp deixa três baleados em Cosme de Farias

Pelo menos um dos três baleados levados para o Hospital Geral do Estado (HGE) morreu após dar entrada na emergência da unidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2015 às 08:33

- Atualizado há um ano

Um novo confronto entre policiais militares da Rondesp no final da noite desta sexta-feira (6), no bairro de Cosme de Farias, provocou a morte de dois homens e deixou um outro ferido em uma operação contra o tráfico de drogas na região.Segundo informações da Polícia, os três foram baleados após os policiais da Rondesp Atlântico terem sido recebidos a tiros, por volta das 21h, na rua Wenceslau Galo. Ainda segundo os policiais, houve uma intensa troca de tiros. Os três baleados foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE).De acordo com o posto da Polícia Civil da unidade médica, Rafael de Oliveira Cerqueira, 19 anos, morreu ao dar entrada na emergência. Um outro baleado, Denilson Campos dos Santos, 22, chegou a ser submetido a uma cirurgia, mas também não resistiu e morreu. 

O terceiro homem baleado na ação foi identificado como Alexsandro Pinheiro dos Santos, 20 anos. Ele segue internado em estado grave após passar por cirurgia.

Segundo informou a PM ao Correio24horas, com os três homens, foram encontradas três armas de calibre 38, além de uma grande quantidade de droga e um rádio amador.

[[saiba_mais]]

Policiamento reforçadoO policiamento na Estrada das Barreiras foi reforçado nesta sexta-feira (6) depois da morte de 12 suspeitos em confronto com a Polícia Militar na região do bairro do Cabula, segundo informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Quatro guarnições da polícia de choque, com apoio da Rondesp, Esquadrão Águia e Operação Gêmeos vão agir no bairro por um tempo indeterminado.

Segundo a polícia, há preocupação com retaliações de criminosos e o policiamento é para evitar represálias à população. Além disso, ainda hoje pela manhã, uma guarnição da Rondesp voltou ao local do tiroteio e foi alvo de disparos, segundo a polícia.Coletiva nesta sexta-feira (Foto: Almiro Lopes)

Todos os mortos na ação policial já foram identificados, mas os nomes não foram divulgados até o momento. Pelo menos nove deles têm passagem policial, informa a SSP. A polícia também investiga a possibilidade dos suspeitos terem participado de um assalto a banco no Stiep esta semana.

A Rondesp foi acionada depois de uma denúncia recebida pela Central de Polícia de que um Saveiro com homens em atitude suspeita estava próximo à Caixa Econômica Federal da Estada das Barreiras, por volta das 2h da madrugada. A PM então foi até o local e encontrou um grupo de dezenas de bandidos. Houve troca de tiros.

Inicialmente, a polícia chegou a informar que eram 13 mortos, mas em coletiva a SSP indicou que são 12 mortos. Outros três suspeitos ficaram feridos. Dos mortos, um morreu no local, dez ao chegar no hospital e um ao chegar ao centro cirúrgico.

Nove policiais participaram da ação. Eles já foram ouvidos, mas não serão afastados. O major Agnaldo Ceita, comandante da Rondesp  Central, afirmou que não há necessidade de afastamento porque foi uma "ação legítima da polícia" e que os policiais em questão apenas responderam à altura da ameaça. 

Foram apreendidos com os suspeitos 12 armas de fogo calibre.38, 1 pistola calibre.40, outra pistola calibre .45, 1 espingarda calibre .12, dois coletes balísticos, além de 3 kg de maconha, 1,2 kg de cocaína, 300 gramas de crack, além de uniformes camuflados similares aos do Exército.