Novo Horizonte é nova cidade baiana a adotar a Agenda 2030 da ONU

sustentabilidade
16.05.2019, 16:09:00
Atualizado: 27.05.2019, 12:37:52

Novo Horizonte é nova cidade baiana a adotar a Agenda 2030 da ONU

Projeto, apresentado na sede da Rede Bahia, será lançado no dia 27

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Foto: Evandro Veiga/CORREIO

No próximo dia 27, a prefeitura municipal de Novo Horizonte, no Sudoeste baiano, estará aderindo oficialmente à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A informação foi dada pelo prefeito do município, Djalma Abreu dos Anjos, e pelo presidente da Cooperativa dos Garimpeiros de Novo Horizonte, José Flávio de Mota Júnior. os dois estiveram na sede da Rede Bahia acompanhados pelo representante do Worldwatch Institute no Brasil (WWI-Brasil), Eduardo Athayde e foram recebidos pela gerente comercial do CORREIO, Luciana Gomes, e pelo gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do jornal, Fábio Gois.

No encontro, Djalma Abreu de José Flávio também adiantaram que que o lançamento do programa da Agenda 2030 será realizado no Salão Paroquial do município, entre 8h e 12h. 

Djalma Abreu dos Anjos, prefeito de Novo Horizonte (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Em seguida, após o encontro na Rede Bahia, o prefeito da cidade e o presidente da cooperativa dos garimpeiros se reuniram com o reitor do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Renato Anunciação, e com o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, a quem também apresentaram detalhes do projeto.

“Atualmente, o município já atua com sete desses objetivos, através dos investimentos em redução da pobreza, educação inclusiva, água, saneamento, moradias e energia para todos, além da industrialização inclusiva, a proteção e a recuperação de áreas de vegetação nativa”, afirmou o prefeito, ressaltando que a participação do município foi pautada nas próprias necessidades da comunidade local.

Presidente da Cooperativa dos Garimpeiros de Novo Horizonte, José Flávio de Mota Júnior (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Durante o lançamento da oficialização da Agenda 2030 em Novo Horizonte, serão realizadas ações de sensibilização dos moradores, a exemplo de palestras para a população e apresentação de propostas de apoio ao setor minerário, sem esquecer o fortalecimento da economia local, agregando valores e geração de emprego e renda. 

Vale salientar que o minério extraído no município é usado para auxiliar na exploração de petróleo, e também para compor a fabricação de tintas e papel.

Além da barita, Novo Horizonte produz quatzo rutilado, cujo valor comercial é bastante alto. Toda essa produção segue parâmetros que impedem catástrofes ambientais, mostrando que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade, conforme explicaram os representantes municipais da cidade.

*Colaborou Kelven Figueiredo.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/influenciadora-baiana-sthe-matos-volta-a-alfinetar-ex-abner-te-espero-no-tribunal/
Uma semana após polêmica com bebê, ex-casal continua brigando na web
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nadal-grava-video-para-grupo-que-esta-confinado-em-sua-academia/
Tenista abriu o espaço para a quarentena de jovens alunos, jogadores e funcionários
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carro-pega-fogo-perto-do-antigo-centro-de-convencoes-veja-video/
Corpo de Bombeiros esteve no local e incidente não deixou feridos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/danca-com-caixao-em-funeral-viraliza-na-web-veja-meme-feito-em-gana/
Brincadeira circula nas redes sociais e ajuda a aliviar tensão da quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais