Novo Horizonte é nova cidade baiana a adotar a Agenda 2030 da ONU

Projeto, apresentado na sede da Rede Bahia, será lançado no dia 27

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 16 de maio de 2019 às 16:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Foto: Evandro Veiga/CORREIO No próximo dia 27, a prefeitura municipal de Novo Horizonte, no Sudoeste baiano, estará aderindo oficialmente à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A informação foi dada pelo prefeito do município, Djalma Abreu dos Anjos, e pelo presidente da Cooperativa dos Garimpeiros de Novo Horizonte, José Flávio de Mota Júnior. os dois estiveram na sede da Rede Bahia acompanhados pelo representante do Worldwatch Institute no Brasil (WWI-Brasil), Eduardo Athayde e foram recebidos pela gerente comercial do CORREIO, Luciana Gomes, e pelo gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do jornal, Fábio Gois.

No encontro, Djalma Abreu de José Flávio também adiantaram que que o lançamento do programa da Agenda 2030 será realizado no Salão Paroquial do município, entre 8h e 12h.  Djalma Abreu dos Anjos, prefeito de Novo Horizonte (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) Em seguida, após o encontro na Rede Bahia, o prefeito da cidade e o presidente da cooperativa dos garimpeiros se reuniram com o reitor do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Renato Anunciação, e com o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, a quem também apresentaram detalhes do projeto.

“Atualmente, o município já atua com sete desses objetivos, através dos investimentos em redução da pobreza, educação inclusiva, água, saneamento, moradias e energia para todos, além da industrialização inclusiva, a proteção e a recuperação de áreas de vegetação nativa”, afirmou o prefeito, ressaltando que a participação do município foi pautada nas próprias necessidades da comunidade local. Presidente da Cooperativa dos Garimpeiros de Novo Horizonte, José Flávio de Mota Júnior (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) Durante o lançamento da oficialização da Agenda 2030 em Novo Horizonte, serão realizadas ações de sensibilização dos moradores, a exemplo de palestras para a população e apresentação de propostas de apoio ao setor minerário, sem esquecer o fortalecimento da economia local, agregando valores e geração de emprego e renda. 

Vale salientar que o minério extraído no município é usado para auxiliar na exploração de petróleo, e também para compor a fabricação de tintas e papel.

Além da barita, Novo Horizonte produz quatzo rutilado, cujo valor comercial é bastante alto. Toda essa produção segue parâmetros que impedem catástrofes ambientais, mostrando que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade, conforme explicaram os representantes municipais da cidade.

*Colaborou Kelven Figueiredo.