Número de cartões amarelos classifica Japão às oitavas de final

Senegal é eliminada porque levou duas advertências a mais; Colômbia avança como líder

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 28 de junho de 2018 às 13:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fifa/Divulgação
Mina, camisa 13, sobe mais que senegalês Kouyate por Fifa/Divulgação

A Copa do Mundo da Rússia tem mais um motivo para entrar para a história. As vagas do Grupo H para as oitavas de final estão definidas e, pela primeira vez, uma equipe avançou devido ao número de cartões amarelos. Nesta quinta-feira (28), Colômbia e Japão garantiram a classificação, com os colombianos na liderança e os japoneses na segunda posição.

Em Samara, Senegal e Colômbia entraram em campo com chances de classificação. Os colombianos colocaram um pé na vaga quando, em Volgogrado, o Japão sofreu um gol da Polônia - Bednarek marcou após cobrança de falta de Kurzawa. A consagração japonesa, no entanto, ocorreu 15 minutos depois, quando a equipe sul-americana furou o bloqueio senegalês.

[[galeria]]

O gol da Colômbia foi de um jogador conhecido do torcedor brasileiro: o zagueiro artilheiro Yerri Mina, ex-Palmeiras. Após cobrança de escanteio de Cuadrado, ele subiu mais alto que os adversários e marcou o gol da classificação, o seu segundo na Copa de 2018. Com o triunfo por 1x0, a Colômbia terminou com seis pontos.

Apesar da derrota, os japoneses também avançaram, graças à disciplina da equipe. Empatado com Senegal no número de pontos (quatro), saldo de gols (zero), gols marcados (quatro), e também no confronto direto (2x2, na segunda rodada), o critério de desempate foi o número de cartões amarelos recebidos por cada equipe: quatro para o Japão, seis para Senegal.

Com isso, o Japão é a única equipe asiática nas oitavas do Mundial. E a África não terá nenhum representante no mata-mata. Desde a Copa de 1986, sempre houve pelo menos uma seleção do continente entre as 16 melhores.

Os adversários da próxima fase serão conhecidos após o embate entre Inglaterra e Bélgica, nesta tarde. O Japão volta a campo na segunda-feira (2) para encarar o líder do Grupo G, em Rostov. Já a Colômbia enfrentará o segundo colocado do Grupo G na terça-feira (3), em Moscou. Os dois duelos começarão às 15h.