Número de mortos no confronto entre palestinos e israelenses sobe para 41

Confrontos ocorrem entre a Faixa de Gaza e Israel no dia da inauguração de embaixada dos Estados Unidos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2018 às 10:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

Sobe para 41 o número de palestinos mortos em confrontos com soldados israelenses nesta segunda-feira (14) na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel. Pelo menos 500 pessoas ficaram feridas, sendo 35 alvos de tiros. De acordo com o G1, os confrontos começaram poucas horas antes da inauguração da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, iniciada pontualmente às 16h locais (10h em Brasília).

Ainda conforme o site, a cerimônia de abertura foi conduzida pelo embaixador americano em Israel, David Friedman. Em uma mensagem gravada em vídeo, o presidente Donald Trump disse que era necessário "admitir o óbvio": que a capital de Israel é Jesusalem. Também afirmou "os EUA continuam totalmente comprometidos em facilitar um acordo de paz duradouro".

A data marca o dia em que o Estado de Israel completa 70 anos. Os palestinos protestam na fronteira desde o dia 30 de março, na chamada Grande Marcha do Retorno, que evoca o direito dos palestinos de voltarem para os locais de onde foram removidos após 1948, pela criação do Estado de Israel.