O inglês Olly Alexander é um novo pop star gay para chamar de seu

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Hagamenon Brito
  • Hagamenon Brito

Publicado em 16 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Embaralhar criação artística e vida pessoal na música pop pode resultar em grandes álbuns quando a mistura é bem-feita. E se tiver sexualidade envolvida, mais excitante tudo pode ficar, homeboy. Olly Alexander,  28 anos, é vocalista da banda electropop inglesa Years & Years, que lança o ótimo álbum Palo Santo (Foto/Divulgação) Em abril, a cantora e atriz americana Janelle Monáe, 32 anos, abalou geral com Dirty Computer, um trabalho de R&B/hip hop precedido por um exuberante filme de arte sobre renegados políticos e sexuais.

Agora, o segundo álbum do trio electropop inglês Years & Years, Palo Santo, chega  com um curta-metragem estrelado pelo vocalista e ator Olly Alexander, que completou 28 anos ontem.

Coestrelado pelo ator tailandês Vithaya Pansringarm e narrado pela dama Judi Dench lendo o que parece ser uma previsão pós-apocalipse, o filme apresenta Olly como um artista de cabaré. Ele canta e dança para senhores androides fascinados por emoções humanas.

Gays e héteros - Em 2015, o Years & Years fez sucesso com seu primeiro álbum, Communion, mas o trabalho poderia ser descartado como genérico, uma peça a mais no dance pop feito por grupos como Disclosure e Clean Bandit, cujo integrante Neil Amin-Smith namoraria Olly. O vocalista Olly Alexander, o tecladista Emre Türkmen e o baixista Mikey Goldsworth formam a banda Years & Years (Foto/Divulgação)  Três anos depois, o Years & Years brilha intensamente com um dos melhores álbuns da música pop na década e deve isso ao star quality de Olly Alexander, que tem profundidade e sagacidade artística. 

A sexualidade gay do cantor, que atuou em séries (Skins e  Penny Dreadful) e em filmes (The Riot Club e As Viagens de Gulliver), floresceu ao lado do seu perfil público e move as ótimas 14 canções de Palo Santo.

São discussões diretas sobre sexo, amor e relacionamentos entre homens: gay, heterossexual e intergeracional. A canção Sanctify, por exemplo, conta o artista, é sobre mostrar o mundo homossexual aos héteros confusos que têm experiências com homossexuais. Sanctify, aliás, parece parente do hino I’m A Slave 4 U (2001), que The Neptunes produziram para Britney Spears. Mas nenhuma influência faz você esquecer que está na presença particular e caliente de Olly Alexander.

***

5 Curiosidades sobre Olly Alexander

1. Atuou nas séries Skins e Penny Dreadful e nos filmes As Viagens de Gulliver e The Riot Club

2. Namorou Neil Amin-Smith,  ex-Clean Bandit

3. Já contracenou com Judi Dench, Ralph Fiennes e Helena Bonham Carter

4. Ele tem um gato chamado Stewie   

5. Novo álbum tem influências das produções de Britney Spears (Neptunes) e Justin Timberlake (Timbaland)

* * *

Assista o curta-metragem Palo Santo e o clipe de Sanctify

***

FESTIVAL SANGUE TEM PRÉVIAS NA CAIXA CULTURAL O cantor gaúcho Filipe Catto participa de debate na quinta-feira (dia 19), juntamente com Teago Oliveira, da banda Maglore (Foto/Divulgação) A terceira edição do Festival Sangue Novo começa o seu aquecimento esta semana com o evento Prévias na Caixa, que promove oficinas e discussões na CAIXA Cultural Salvador [rua Carlos Gomes, 57, fone: (71) 3421-4200], e tem entrada gratuita (80 vagas para cada dia).

Quarta-feira (18), às 17h, as cantoras Lívia Mattos e Illy participam do bate-papo O que É que a Baiana Quer na MPB do Século 21? Na quinta-feira (19), às 17h, Filipe Catto e Teago Oliveira (Maglore) discutem A Nova Geração Pop Brasileira e a Dificuldade do Mainstream em se Renovar. Ambos transmitidos pelo iBahia e com apresentação minha, também responsável pela curadoria do Festival.

Além disso, teremos duas oficinas: "Produção musical e home studio", com o produtor Rafa Dias (da banda Attooxxa), quarta, das 13h às 17h, com 20 vagas e inscrições realizadas 30 minutos da oficina, por ordem de chegada; e "Mercado internacional: como desenvolver sua carreira no exterior e entrar no circuito internacional de shows", com o empresário André Bourgeois, quinta, das 13h às 17h, com inscrições feitas 30 minutos antes por ordem de chegada.

O evento é realizado pela Maré Produções Culturais e Rede Bahia, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.