O ressignificado dos saberes tradicionais

Atualizar habilidades técnicas é fundamental para se manter competitivo

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 19:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Quando se fala no futuro das profissões é comum pensar que campos mais tradicionais do saber, a exemplo do Direito, da Medicina e da Engenharia, estão enraizados em conceitos e práticas imutáveis, porém, ao analisar de maneira mais cautelosa, essas são algumas das áreas que atendem diretamente ao ser humano e estão sendo chamadas a se reiventarem em larga velocidade. Os novos cursos de pós-graduação oferecem aos profissionais que já atuam nesses setores grandes benefícios que passam por experiência, networking, conexões com as inovações e atualização técnica. Renata Sérgio, pró-reitora de Pós-Graduação do Ibmec, ressalta: “O conhecimento muda constantemente e mesmo os profissionais de áreas tradicionais precisam estar conectados às inovações do mercado”.  Áreas que atendem diretamente ao ser humano precisam se reinventar Se a pessoa já tem muitos anos de atuação e sente que precisa de atualização, por que não voltar a estudar e optar por umanova pós? De acordo com Renata Sérgio, a motivação para isso “tem a ver com as interações que podem acontecer na sala de aula, muito voltado a networking, compartilhar experiências e, acima de tudo, atualizar as habilidades técnicas”.

Ana Thereza Meirelles, coordenadora da Pós-graduação em Direito Médico, da Saúde e Bioética da Faculdade Baiana de Direito, comenta que as áreas tradicionais, como o Direito, também contam com a possibilidade de serem ressignificadas e redelineadas para atenderem às demandas atuais relacionadas ao exercício da profissão jurídica. “O Direito Médico, enquanto um nicho de especialização, surge justamente nesse contexto, a partir da necessidade de aprofundar o conhecimento tradicionalmente concebido nos âmbitos do Direito Civil, Penal e Constitucional. O caminho para a qualificação adequada no âmbito do Direito é a busca pela profundidade de temáticas que integram as áreas tradicionalmente concebidas, mas que hoje demandam um grau de especialização diferenciada para fins de uma atuação profissional exitosa”, pontua.A disposição para optar por uma pós, mesmo tendo que se dividir o tempo com as demandas do trabalho no cotidiano, é um desafio especial da contemporaneidade. A afinidade com o conteúdo a ser estudado é sempre o melhor caminho.

Assim, o estímulo ao estudo, no contexto das extensas e cansativas atividades de trabalho, deve partir do pressuposto da afinidade com a área na qual se pretende atuar. Organizar as atividades cotidianas também facilita a administração do tempo em prol de destiná-lo à busca por uma especialização. 

Transformação O professor Ruy Andrade, coordenador do curso de Pós-Graduação L.L.M em Direito Empresarial da Faculdade Baiana de Direito, ressalta que a área  passa por um profundo processo de transformação, tanto em relação ao seu papel social quanto em relação ao trabalho desempenhado pelos profissionais.

O Direito também passa a, progressivamente, se tornar mais interdisciplinar, se integrando a tantas outras áreas do conhecimento, tais quais a Economia, Psicologia, Administração, Medicina e as várias faces da tecnologia. A parte humana não será substituída pela tecnologia E ainda: já se fala muito sobre a automação de várias etapas do trabalho do advogado, e, embora ainda não se saiba ao certo qual será o real rumo desta realidade, pode ser extremamente transformador para a atividade.“Ainda não temos como ter certeza de quais as transformações serão implementadas no curto prazo, mas sabemos  que o trabalho das profissões jurídicas passa e continuará passando por uma revolução. Certamente, profissionais e escritórios de advocacia precisarão mudar a forma como interagem e trabalham, sob pena de ficarem completamente fora do mercado. Cabe aos advogados se posicionarem diante desta nova realidade, e há várias possíveis opções”, ressalta Ruy. Tanto no Direito quanto em outras atividades, os profissionais precisarão utilizar a tecnologia e recursos como a inteligência artificial como um auxiliares para se atualizarem, retirando de suas rotinas uma série de atribuições mecânicas e repetitivas, focando o seu tempo em outras funções, nas quais as suas qualidades técnicas, profissionais e pessoais são melhor exploradas. Precisarão, inclusive, reforçar suas aptidões técnicas e terão a oportunidade de fazer um trabalho ainda mais qualificado. 

Já outros poderão se envolver ainda mais com a tecnologia, adquirindo habilidades e conhecimento para atuação com computação e inteligência artificial. Os que conseguirem fazer isso ocuparão, consequentemente, posições estratégicas nas organizações. O certo é que a parte humana seja do advogado, do médico ou do engenheiro não será substituída pelo pela tecnologia.

No caso dos advogados, por exemplo, algumas atividades exigem interações pessoais: processos de mediação, arbitragem, negociação e mesmo para muito do trabalho consultivo. Nestes casos, o aspecto humano-relacional será o definidor.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.