Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

A inscrição deve ser feita por um professor responsável

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 31 de março de 2020 às 15:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

O período de inscrição para a edição de 2020 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) está aberto. O prazo vai até o dia 10 de maio e a inscrição, que é gratuita, deve ser feita por um professor responsável pelo candidato ou pela equipe.

Podem participar da competição alunos de 7 a 19 anos de idade matriculados em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. 

A OBR será realizada em duas modalidades, a teórica e a prática. A teórica é composta por duas fases - a primeira no dia 5 de junho e a segunda no dia 21 de agosto. Nesta modalidade é aplicada uma prova com conteúdos do Ensino Fundamental e Médio. Os estudantes devem fazer a resolução de problemas práticos a partir da robótica. Os melhores colocados recebem uma medalha de ouro, prata ou bronze, de acordo com a colocação.

Na modalidade prática podem participar apenas equipes com, no mínimo, quatro estudantes. Os concorrentes devem montar um robô autônomo com a capacidade de realizar resgates em áreas de desastres. A modalidade conta com etapas regionais e estaduais entre junho e setembro. Os vencedores das etapas participam da final nacional, de 10 a 14 de novembro, na cidade de Natal/RN.

Bolsas de estudo Os estudantes que não puderem participar das olimpíadas, mas se interessam por essa área de robótica podem contar com a ajuda do Educa Mais Brasil. O programa oferta bolsas de estudo para cursos, especializações, graduação e outras modalidades de ensino. Acesse o site e confira! É possível conseguir descontos de até 70%.

Fonte: Bárbara Maria – Agência Educa Mais Brasil