Ônibus é testado em Salvador para o BRT

salvador
04.08.2020, 10:31:00
Atualizado: 04.08.2020, 10:31:41
(Foto: Divulgação/Secom)

Ônibus é testado em Salvador para o BRT

O veículo já começa a circular na linha 1420 Boca da Mata-Pituba, com tarifa normal

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Mais um ônibus é testado em Salvador para possível operação no sistema BRT. O veículo já começa a circular na linha 1420 Boca da Mata-Pituba, com tarifa normal, a partir desta terça-feira (4). A avaliação do veículo deve ser concluída no prazo de 30 dias. Além dessa linha, o ônibus irá circular também na 1230 Sussuarana x Barra R1, 1142 Cabula x Ribeira R2 e 1388 Estação Pirajá x Barra. 

O ônibus é da marca Volvo, equipado com ar-condicionado, portas em ambos os lados e tem 15 metros de comprimento. A lotação é para 41 passageiros sentados e 58 em pé. Possui ainda cinco portas, sendo três no lado direito para o uso urbano normal e duas do lado esquerdo para utilização nas estações do BRT.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o objetivo é checar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo, a exemplo de carregamento e comportamento durante a operação. Além disso, o teste permite ainda que a Semob faça a comparação com outros ônibus já testados.

Novo modal - O BRT vai beneficiar 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos irão operar a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. Os tempos de percurso serão significativamente reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação. O primeiro trecho do novo modal, entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, ficará pronto ainda este ano. 
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas