ONU destaca Salvador em documentário sobre segurança no trânsito

Audiovisual está sendo produzido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entidade ligada à ONU

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2018 às 21:55

- Atualizado há um ano

As medidas adotadas por Salvador para garantir a segurança no trânsito estarão num documentário que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), está produzindo. Representantes da entidade internacional estão em Salvador gravando entrevistas e imagens.

Em março deste ano, foi divulgado que de 2012 e 2017, a Transalvador conseguiu reduzir em 51% o número de acidentes com vítimas fatais na capital baiana, superando, com três anos de antecedência, a meta estabelecida pela ONU até 2020 de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito. Houve uma redução de 239 acidentes com mortes em 2012 para 116 em 2017. A autarquia visa zerar esses acidentes fatais.

Na manhã de ontem, diversos representantes de órgãos e entidades que compõem o Programa Vida no Trânsito (PVT) se reuniram para trocar experiências e falar com os jornalistas da Opas. Eles aproveitaram a oportunidade para discutir as estratégias para humanizar os dados de acidente no trânsito e mudar comportamentos de condutores e pedestres.

O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde e foi implantado em 2013 em Salvador. “Os resultados de Salvador nos animam. É um lugar que não somente conseguiu superar os problemas como insistiu nas ações para promover um trânsito mais seguro. O trabalho que é feito pelo grupo do PVT aqui é um exemplo”, afirma Victor Pavarino, consultor de segurança viária da Opas/OMS.