Opção ao Enem: avaliação da educação básica poderá ser usada para entrar na universidade

Provas serão aplicadas nas escolas públicas e particulares a partir do ano que vem

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2020 às 13:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Daniel Medeiros / Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será a única prova que dará acesso à diversas universidades públicas. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou nesta quarta-feira, em rede social, que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será ampliado e também servirá para garantir uma vaga no ensino superior. 

De acordo com o ministro, será mais uma opção para o estudante além do Enem. A aplicação das provas em escolas públicas e privadas começa no segundo semestre do ano que vem e será gradual.

"Essa medida será adotada a partir do segundo semestre de 2021 para alunos do primeiro ano do ensino médio e a implementação total será gradativa nos próximos anos", anunciou o ministro.

Segundo Weintraub, será uma espécie de "Enem seriado". Para ele, o Saeb "contribui para a redução das desigualdades". Atualmente, as avaliações são realizadas a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"O Saeb contribui para a redução das desigualdades, pois nos dá um raio-x do ensino, diferentemente da prova do Enem, que é uma seleção para acesso ao ensino superior"

Em um vídeo com o minsitro, o presidente do Inep , Alexandre Lopes, reforça que será uma opção a mais para os estudantes.

"Essa é a novidade. Além do Enem tradicional,  que vai continuar existindo,  nós vamos oferecer também o seriado que é justamente aplicação da prova do Saeb no primeiro ano, segundo ano e no terceiro ano. E, com esse conjunto de provas, o aluno  pode acessar diretamente a faculdade sem precisar fazer o Enem tradicional", explicou Lopes.