Operação cumpre mandados de busca e apreensão em condomínio no Comércio

Mandados são cumpridos na Avenida Jequitaia

Publicado em 3 de janeiro de 2020 às 07:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Eduardo Dias/CORREIO

Treze mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Condomínio Nossa Senhora do Pilar, Avenida Jequitaia, no bairro do Comércio, na manhã desta sexta-feira (3). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), um homem foi preso e dois adolescentes apreendidos e oito foram conduzidos pela polícia.

Segundo a SSP, Moisés Souza Lima, 22 anos, foi preso em flagrante com a pistola, carregadores e munições. De acordo com a coordenadora da Delegacia de Homicídios da Região Baía de Todos os Santos (DH/BTS), delegada Clelba Regina Teles, ele é suspeito de participação em, pelo menos, uma morte ocorrida no bairro do Lobato. Ainda segundo ela, testemunhas serão ouvidas para confirmar a participação dele no crime. 

Nos prédios do conjunto, vivem muitas famílias com crianças, que alegaram que a ação da polícia começou por volta das 5h.  

"Eles chegaram de madrugada e levaram meu filho. Ele não se envolve com nada, estava em casa dormindo.  A polícia arrombou as portas das nossas casas. Até o dinheiro dos trabalhadores a polícia queria levar. Isso é um absurdo, as crianças acordaram todas assustadas", contou uma moradora, que não quis ser identificada.

Outra moradora, que também não quis se identificada, contou que a polícia prendeu o filho dela sob acusação dele estar em um vídeo que flagrou a morte de um militar. 

"Eles levaram nossos pertences, celulares, jogaram até bomba de gás em nossas casas. Levaram meu filho, dizendo que ele cometeu um homicídio. Meu filho não matou ninguém, ele só tem 17 anos, e ainda está estudando. Eles falavam meu nome, disseram que iam só conversar com ele e carregaram ele algemado. Estão acusando ele de estar numa gravação no dia da morte de um policial", contou a mãe de um jovem que foi conduzido.

"Um dos adolescentes apreendidos aparece em imagens divulgadas em redes sociais ostentando uma pistola e ameaçando a comunidade local. Ele e outro menor foram levados à DAI para serem ouvidos”, afirmou a delegada Clelba Regina, em nota divulgada pela SSP.  (Foto: Eduardo Dias/CORREIO) "Entraram na minha casa olhando tudo e saíram. Eu estava sozinho dentro de casa, e minha filha estava na casa do namorado. Ouvi muita zuada, ainda abri a porta para eles entrarem e ver que não tinha nada", disse um morador cadeirante, ao contar sobre o momento da operação da polícia.

Ação Em nota, a SSP informou que a operação teve como objetivo "colher informações sobre homicídios e tráfico praticados na região. No local foram encontrados cadernos de anotações da venda de drogas, além de materiais para embalar entorpecentes". 

Além dos detidos, outras oito pessoas também foram conduzidas para verificar identificação e se há algum tipo de mandado de prisão pendente. Eles são ouvidos no DHPP.

Participaram da ação policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Coordenação de Operações Especiais, 18ª e 16ª Companhias Independentes da PM e Rondesp BTS.

*supervisão da repórter Amanda Palma