Os Carnavais de Moraes: Correio lança podcasts com a trajetória do mestre

Série documental terá cinco capítulos lembrando o legado de Moraes Moreira; ouça o primeiro agora

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 12 de fevereiro de 2021 às 17:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Moraes Carnaval Moreira. Assim também era chamado esse baiano de Ituaçu, que nos deixou em 13 de abril de 2020. Fora todo o legado deixado para a música brasileira – dos Novos Baianos à parceria com o filho, Davi –, Moraes ajudou a construir a história do Carnaval.

O mestre Moreira é o grande homenageado do Correio Folia de 2021. Além de lives e matérias especiais, o Correio* está lançando uma série documental em podcasts, que lembra em detalhes a trajetória de Moraes no Carnaval e o legado deixado por ele para a festa.A série documental de podcasts se chama Os Carnavais de Moraes.Afinal, contar a história dos carnavais de Moraes é contar a história da própria folia nos últimos 45 anos. Em seu primeiro ano, Moraes tornou-se o primeiro canto do trio elétrico. Em sua obra, promoveu o encontro da batida afro com a guitarra e lançou a imagem conhecida do Carnaval em todo o mundo. Mas também criticou a comercialização da festa, irritou-se, exilou-se e voltou para mostrar que tinha razão: a rua e o trio são do povo.

A pesquisa

O repórter Vitor Villar pesquisou a carreira de Moraes e ouviu parceiros de vida e obra, como os músicos Armandinho, Paulinho Boca de Cantor, André Rio, Luciano Magno e Davi Moraes. Além deles, o antropólogo e compositor Antônio Risério e o historiador Rafael Rosa.

Será uma série de cinco capítulos, que então sendo publicados desde sexta-feira (12) até quarta-feira (17) aqui, no site do Correio. Você também poderá acessar os episódios no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts.

Primeiro episódio

Nesse episódio de estreia de Os Carnavais de Moraes, vamos contar como Moraes revolucionou o Carnaval baiano em seu primeiro ano na folia. Ousado que só, pegou um microfone ‘proibido’ por Dodô e tornou-se o primeiro cantor do trio elétrico.

Mas, por que isso alterou não só a festa, mas os rumos de todas as canções do Carnaval? Aliás, como o Novo Baiano foi parar em cima do trio de Dodô & Osmar? Por que até 1975 o trio ainda não tinha quem cantasse? Como era a festa naquela época?

>> Também tem o 2º episódio! Clique aqui entender a influência do ijexá na música de Moraes

>> Já está disponível o terceiro episódio, sobre Chame Gente e a crítica de Moraes à Axé Music

>> O 4º episódio fala do período de exílio de Moraes no Carnaval do Recife e seu amor pelo frevo

>> O 5º episódio trata do retorno de Moraes à Bahia e dos seus últimos Carnavais na Praça

O Correio Folia é uma realização do jornal Correio com o apoio da Bohemia Puro Malte e da Drogaria São Paulo. A transmissão é da ITS Brasil e E_Studio.

Clique no player abaixo para ouvir o podcast Os Carnavais de Moraes:

Para ouvir no Anchor, clique aqui.

Você também pode ouvir no aplicativo de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir no Spotify, clique aqui.

Deezer:

Para ouvir no Deezer, clique aqui.

Google Podcasts:

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

Os Carnavais de Moraes

Por que contar a história de Moraes Moreira no Carnaval é contar a história do próprio Carnaval?

Além de todos os seus dons musicais, tão conhecido por sua participação nos Novos Baianos e por sua carreira solo, Moraes Moreira tinha o dom de revolucionar o Carnaval.

Em sua primeira participação num trio elétrico, em 1975, foi ousado: pegou um microfone que era ‘proibido’ por Dodô e cantou. Foi assim que a voz subiu o caminhão pela primeira vez em 25 anos, lançou inúmeras estrelas desde então e a festa mudou de cara.

Mas não parou por aí. Graças à ajuda dos seus ex-parceiros de Novos Baianos, participou do primeiro grande encontro de trios na Praça Castro Alves. Continuou divulgando e defendendo a história do Carnaval e do trio pipoca ao longo dos anos 80.

Ousado, realizou o sonho de Caetano Veloso e de Gilberto Gil ao adaptar o ritmo do ijexá para as cordas e, consequentemente, para o trio elétrico. Ao unir o ritmo dos blocos afoxés e o som eletrizado, lançou com Chame Gente o hino e a imagem que a partir dali todo o mundo teria do Carnaval da Bahia.

Mas também teve espaço para irritação. Moraes sempre foi crítico da comercialização do Axé Music, das cordas e dos camarotes que se espalhavam por Salvador. Irritou-se tanto que trocou a Bahia por Pernambuco, num exílio que atravessou a década de 90 e os anos 2000.

Mas, antes de se despedir de um dos seus maiores nomes, o Carnaval tinha que fazer as pazes com Moraes Moreira. Em 2010, o herói retornou às ruas de Salvador, num trio pipoca, como ele gostava, e saboreando um novo momento da folia, já com o sumiço progressivo das cordas.

Ou seja: Moraes sempre teve o Carnaval como parte de si, e a ele retornou na hora certa para resgatá-lo. Despediu-se em 22 de fevereiro de 2020, na Praça Castro Alves, a origem de tudo.