Os mitos e verdades sobre a coinfecção da Covid e Influenza

salvador
17.01.2022, 09:55:00

Os mitos e verdades sobre a coinfecção da Covid e Influenza

O episódio explica tudo sobre a 'Flurona', os impactos na saúde pública e mostra que coinfecções são mais comuns do que se espera

Entre um surto da gripe H3N2 em dezembro de 2021 e um novo aumento nos casos de Covid-19 após as festas de final de ano, teve gente que acabou se contaminando com os dois vírus e esse cenário de incerteza preocupou muita gente.

O que você já conhece sobre a 'Flurona', nome dado para a dupla infecção entre o coronavírus e influenza.

No 32º episódio do O Que a Bahia Quer Saber, podcast de reportagens especiais do Correio te conta tudo o que você precisa saber sobre a coinfecção dos vírus. Como é possível uma pessoa se infectar com os dois vírus ao mesmo tempo? E isso representa um risco sério a saúde? Essas e muitas outras perguntas são respondidas ao longo do episódio, que vai te provar que essa situação pode ser mais comum do que você imagina.

Clique no player abaixo para ouvir o episódio do O Que a Bahia Quer Saber:

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Através das entrevistas com os infectologistas Alessandro Farias e Clarissa Cerqueira, o podcast discute sobre o impacto da dupla infecção no nosso corpo. Já Ivan Paiva, o médico emergencista e coordenador de urgência do município  de Salvador, alerta sobre as consequências desse cenário de contaminação para a saúde do pública, principalmente em grandes metrópoles como a capital baiana.

O convidado explica de que forma uma nova onda dessas doenças contribui para a superlotação de unidades de saúde e o que tem sido feito para tirar reduzir a pressão em cima do sistema.

Nesta semana, a produção, locução e edição do podcast é de Vinícius Harfush.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.


Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:


Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.


Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.


Castbox:

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.


Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.


Google Podcasts:


Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.


Outros aplicativos


Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.


Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas