Paço Municipal será reformado com recursos da União

As obras devem começar até o final de 2018, de acordo com assessoria da Câmara de Vereadores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2017 às 12:02

- Atualizado há um ano

O Paço da Câmara Municipal de Salvador (CMS) será reformado. A novidade foi anunciada na quarta-feira (5), pelo presidente da Casa, o vereador Leo Prates (DEM). A reforma, que será coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por se tratar de um prédio tombado, deve começar até o final de 2018.

Os recursos para a requalificação do Paço Municipal serão da União, através de emenda parlamentar do deputado federal Cacá Leão (PP-BA). Segundo uma nota divulgada pela assessoria da CMS, Prates informou que o deputado vai solicitar R$ 8 milhões para a reforma do imóvel no Orçamento Geral da União.“O deputado Cacá Leão me ligou e deu essa importante notícia, mostrando sua sensibilidade com o patrimônio histórico da nossa cidade e com a Câmara de Salvador. Precisamos superar os trâmites burocráticos e logo após a liberação dos recursos, a obra deverá ser licitada pelo Iphan. Acredito que até novembro ou dezembro do próximo ano, a reforma deve ser iniciada. Terminarei esta gestão deixando esse legado para o próximo presidente”, declarou Leo Prates.

Para garantir que os recursos federais sejam empregados na reforma do prédio da Câmara, o deputado federal Cacá Leão explicou que uma emenda foi incluída no projeto da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União, que possibilita a alocação de recursos para preservação do patrimônio cultural de cidades históricas. “Fui procurado pelo presidente da Câmara, na semana passada, e ele me falou sobre a necessidade de fazer uma reforma no prédio em que a Casa funciona. Prometi encontrar um mecanismo para possibilitar a alocação dos recursos federais. O Orçamento de 2018 será votado no final do ano e espero conseguir mobilizar a bancada baiana para garantir o recurso de R$ 8 milhões. É um prédio histórico, que representa a nossa cultura. Ganhará a Câmara e a cidade do Salvador”, comemorou.

Patrimônio históricoO Paço Municipal foi construído logo após a fundação da cidade, de acordo com a Câmara. Em 13 de junho de 1549, foi criada a Casa de Câmara e Cadeia de Salvador, para reunir os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e legislativo.A cadeia funcionava no térreo e no subterrâneo, dividido em alas norte e sul, respectivamente, destinadas às mulheres e homens.  Na primeira metade do século XIX, a cadeia foi deslocada para o Forte do Barbalho, mesmo período em que a sede do Judiciário também foi transferida.  Até mesmo um açougue público chegou a funcionar nas dependências da Câmara Municipal de Salvador – ainda no período colonial. Já na década de 1970, o prédio passou por novas intervenções, para restaurar o estilo original.