Parada Gay acontece hoje pedindo mais respeito, direitos e liberdade; veja programação

A programação começa às 11h com uma conversa entre autoridades, artistas, o presidente do Grupo Gay da Bahia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2015 às 08:50

- Atualizado há um ano

A 14ª edição da Parada Gay da Bahia acontece neste domingo (13), a partir das 11h, no Campo Grande, com o tema Respeito Por Direito. A programação começa às 11h com uma conversa entre autoridades, artistas, o presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira, e os padrinhos do evento, Vovô do Ilê e José Medrado.

“Escolhemos esse tema para o evento após uma pesquisa em que pedimos para que os gays apontassem em duas palavras o que eles mais querem e as palavras mais citadas foram respeito e direito”, explica Marcelo Cerqueira.

Também às 11h, os atores transformistas Michelle Loren, Scher Marie e João Figuer se apresentam no Palco  Diversidades, no Campo Grande. Às 15h30 começa a abertura oficial dos trios elétricos, com a execução do hino nacional e a coroação dos padrinhos.Parada Gay acontece hoje pedindo mais respeito, direitos e liberdade(Foto: Evandro Veiga/Arquivo Correio)Tem ainda a apresentação do Coletivo Crokant no trio oficial do GGB. “Esperamos que tudo ocorra bem, que não tenha briga e que todo mundo esteja feliz. Que as pessoas se encontrem para celebrar a paz, o amor, a diversidade e o respeito às outras pessoas”, almeja Cerqueira.

O cortejo segue com dez trios elétricos. Entre as atrações tem o trio Mães pela Diversidade, com Mr. Galiza e banda Mais Amor Por Favor; os trios Bahia Sem Homofobia, Léo Kret do Brasil, Boate Tropical e Dion Santiago, com DJs; e o trio Rádio Itapoan FM, com o grupo Saiddy Bamba.

O percurso começa no Campo Grande e passa pela Av. Sete de Setembro, Mercês, Piedade, São Bento, Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Rua Senador Costa Pinto e Palácio da Aclamação.

O evento ainda conta com shows e performances de Mita Luxx, Special Kesting Stars, Valerie O Hara, Scarlet Sangalo Caborchard, Luana Lins e Ivanele Vergma, Ferah Sanchine , Suzi di Costa e Kaysha Kurtner, Natasha Vogue, Aisla Baterfly, Nathalia Strayker e Bia Matier.

No Palco Diversidades, os shows seguem, a partir das 15h, com apresentação de Mr Armeng; Dão & Caravana Black, às 17h30; Mr. Galiza, às 18h30; Wil Carvalho, às 19h30; e  Aloizio Menezes, às 20h30.

“A gente tem uma programação extensa, tanto com os trios quanto no Palco Diversidades, que começa às 11h e termina às 21h30. A prefeitura liberou os espaços e todos os alvarás e isso nos dá uma segurança muito grande”, conta o presidente do GGB.

Os participantes do evento também contam com um posto para realização de testes rápidos para detecção do vírus HIV ao lado do Teatro Castro Alves. A ação, que integra o projeto Fique Sabendo, da Coordenação Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), funciona das 8h às 17h.

A expectativa da organização é receber cerca de 900 mil pessoas. Para garantir a segurança, a Polícia Militar disponibilizou 675 agentes para fazer a segurança. A Transalvador está controlando o tráfego com interdição de veículos no Largo do Campo Grande (via que margeia a Praça 2 de Julho), trecho em frente ao Teatro Castro Alves, até as 12h. Os moradores do local têm acesso às vias apresentando comprovante de residência.