Parque da Cidade vai receber espaço para abrigar projetos sustentáveis

salvador
01.05.2019, 06:00:00
Atualizado: 01.05.2019, 16:47:41

Parque da Cidade vai receber espaço para abrigar projetos sustentáveis

Colabore servirá de ponto de encontro para empreendedores que pensam soluções de sustentabilidade

Você consegue imaginar no meio do caos do trânsito, numa região com shoppings, consultórios e escritórios, coexistir um espaço que foi erguido levando em conta dez ações que tornam a construção sustentável? No meio do verde do Parque da Cidade, sem cortar uma árvore sequer, foi erguido o Colabore, espaço que será responsável por fomentar ações para o desenvolvimento de projetos sustentáveis inovadores e de impacto social.

(Arisson Marinho/CORREIO)
(Arisson Marinho/CORREIO)
(Arisson Marinho/CORREIO)
(Arisson Marinho/CORREIO)
(Arisson Marinho/CORREIO)
(Arisson Marinho/CORREIO)
(Arisson Marinho/CORREIO)
(Arisson Marinho/CORREIO)
(Arisson Marinho/CORREIO)
(Arisson Marinho/CORREIO)
(Arisson Marinho/CORREIO)

O empreendimento, que tem a inauguração prevista para a segunda semana de maio, é uma  parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), e o Sebrae Bahia. A iniciativa também terá participação da ONG Parque Social. O CORREIO teve acesso ao espaço antes da inauguração oficial e pôde conferir o conceito inédito no país. 

Ainda não se pode estimar quanto de economia as ações de sustentabilidade gerarão no empreendimento, nem se pode afirmar que esta é a construção mais sustentável da cidade mas, com certeza, o projeto do Colabore é no mínimo diferente. Além de ter se adaptado às árvores do parque para não precisar retirá-las, o projeto ergueu, em uma área de 700 m², usando 16 containers, oito grandes módulos que estarão disponíveis ao público em breve. 

O que torna a construção dos contêineres ainda mais inovadora é que o espaço adotou medidas como reutilização de água de esgoto, do ar condicionado, e da chuva para irrigação da área verde no local; utilização de energia solar e de cobertura vegetal que diminui a temperatura dos ambientes controlando a necessidade de refrigeração artificial. Além disso, o espaço conta, ainda, com um sistema de ar condicionado inteligente, ventilação cruzada e pavimento permeável, dentre outras soluções de arquitetura sustentável.

“Não adianta criar um lugar para falar de sustentabilidade e fazer diferente, o espaço tinha que dar exemplo”, explica André Fraga, titular da Secis e responsável pelo projeto, ao justificar as várias ações para diferenciar a construção. O exemplo, segundo ele, servirá para startups e empreendedores que terão a possibilidade de terem seus projetos acelerados no espaço, desde que comprovem que sua ideia ajuda a atingir um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Este é, segundo o secretário, o principal objetivo do empreendimento: estimular o empreendedorismo de impacto social tendo como foco a sustentabilidade. “A gente começou a pensar na ideia desse espaço que pudesse ser o grande ponto de encontro de um ecossistema de inovação e impacto. Essa galera jovem já pensa desse jeito, e é essencial pensar os ODS, porque é uma agenda global. A gente não está isolado do planeta e precisa se conectar com esse esforço global de pensar e enfrentar os grandes problemas ambientais, por exemplo”, destacou.

Os ODS, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, além de conduzir a elaboração do projeto, serão critério de seleção para os projetos que poderão ser acelerados no espaço. O Colabore contará com um Sebrae Lab e uma incubadora em parceria com a ONG Parque Social e os editais de seleção para projetos serão lançados logo após a inauguração. O público alvo dos editais são microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), startups e/ou pessoas que possuem projetos de impacto positivo para Salvador.

Aberto ao público
Além de servir de ponto de encontro para os empreendedores que poderão ter seu projeto contemplado, o espaço também contará com atividades abertas para o público geral.  Dos oito módulos, cinco serão para eventos em parceria com o Sebrae, dois serão incubadoras de negócios e um funcionará como um café.  No espaço haverá, ainda, um coworking público, que reunirá 64 estações de trabalho. Os usuários do Colabore também terão acesso a escritórios compartilhados, auditório, cafeteria, salas de reunião, dentre outras facilidades.

“Salvador tem se tornado referência em várias agendas ligadas à sustentabilidade. Não tenho dúvida que será mais um case de sucesso, tornando-se referência nacional”, aposta o secretário. 

* Com supervisão da chefe de reportagem Perla Ribeiro


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esposa-de-ex-jogador-cantora-morre-apos-complicacoes-em-lipoaspiracao/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-divulga-teaser-da-terceira-temporada-de-the-crown/
A nova temporada irá focar no período da Guerra Fria, entre 1964 e 1977
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravida-passa-mal-apos-incendio-em-predio-de-brotas-veja-video/
Mulher foi atendida pelo Samu; causa do incêndio é desconhecida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/marinheiro-salvou-filho-durante-incendio-em-lancha-na-baia-de-todos-os-santos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-armado-invade-shopping-de-salvador-e-assusta-clientes/
Ele é suspeito de praticar assaltos em uma passarela perto do estabelecimento
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anelis-assumpcao-apresenta-show-inedito-em-salvador-neste-sabado/
Anelis & Os Gostas é atração do Intercenas Musicais, na Commons
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pai-e-preso-por-afogar-filho-de-2-anos-em-bacia-para-fazer-ex-sofrer/
Ele contou a amigo que foi traído pela mãe da criança e queria se vingar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/black-alien-fala-sobre-novo-disco-estou-sendo-eu-mesmo/
Lançado em abril, Abaixo de Zero: Hello Hell é apresentado no Pelourinho neste sábado (21)
Ler Mais