Passageiros de cruzeiro com surto de covid são barrados em Salvador

Transatlântico está aportado na capital desde a manhã desta quinta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2021 às 10:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva / CORREIO

Os passageiros a bordo do transatlântico Costa Diadema estão impedidos de descer em Salvador após o navio de cruzeiro registrar um surto de covid-19. Foram confirmados 68 casos de covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros, segundo informou a Anvisa.

O Costa Diadema saiu de Santos (SP) e chegou a Salvador por volta das 8h desta quinta-feira (30). O navio está programado para ficar na capital baiana até a meia-noite de hoje. 

Na nota, a SMS informou que acompanha a situação de casos da covid-19 no navio atracado. "Equipes da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Estado, estão bloqueando o desembarque dos passageiros e adotando demais medidas de segurança de acordo com os protocolos sanitários".

A Anvisa diz em nota que os casos foram descobertos seguindo o protocolo de testagem. "Destaca-se que a Anvisa não autorizou a operação da embarcação em Salvador, estando proibido o embarque e o desembarque de viajantes até que seja finalizada a investigação em andamento", diz. 

No momento, encontram-se embarcados 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros, totalizando 3.836 viajantes. A embarcação veio do Porto de Santos e teria como próximo destino o Porto de Ilhéus.

Ainda na nota, a Anvisa diz que em casos do tipo, as embarcações ficam atracadas sob supervisão sanitária. "Mesmo com o desembarque dos viajantes que testaram positivo e de seus contactantes, diante do aumento dos números de casos de covid-19 a bordo e a partir da categorização dos navios quanto ao risco sanitário, a Anvisa adotará as medidas previstas nos atos normativos vigentes, que podem incluir a necessidade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades".

Outros casos O Costa Diadema também passou por Salvador no último dia 23. Após sair da capital baiana, ele foi para Ilhéus e, por fim, Santos. Na cidade paulista, o transatlântico estava com ao menos 13 passageiros testados positivos para covid-19.

Os infectados foram isolados em suas cabines e não puderam frequentar as áreas comuns do navio.

Maior do Brasil O navio é o maior já operado no Brasil pela Costa Cruzeiros. Com capacidade para 4.947 passageiros, o transatlântico oferece 1.862 cabines e 19 deques em 132.500 toneladas. 

Apelidado de Rainha do Mediterrâneo, o navio possui 756 cabines com varanda, 11 piscinas e hidromassagens, 8 restaurantes e 11 bares. Um de seus diferenciais é a grande presença de obras de arte, que inclui mais de 7 mil objetos, sob a curadoria artística de Casagrande & Recalcati. As obras foram criadas por 41 artistas que, por meio de pinturas, fotografias e esculturas, retratam o tema da realeza. Entre os artistas que contribuíram para a decoração interna estão Sam Havadtoy e Mario Donizetti, famosos internacionalmente, e artistas italianos como Vanni Cuoghi, Resi Girardello, Roberta Savelli e Claudio Prestinari.