Passarela vigiada: equipamento do CAB tem 25 câmeras

Só perde em número de câmeras para a do Iguatemi, com 27

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de março de 2018 às 12:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Manu Dias/GOVBA

Quem for atravessar os 2,65 metros da nova passarela da Estação CAB (Centro Administrativo da Bahia) do Metrô será flagrado por 25 câmeras de segurança distribuídas estrategicamente para monitorar a circulação de 12 mil pessoas que passam pelo local por dia útil.

O equipamento foi entregue nessa sexta-feira (9), obedecendo normas técnicas e regras de acessibilidade: tem rampas acessíveis, guarda-corpos em aço carbono, corrimãos em aço inox, rota podo-tátil, além de escadas fixas e rolantes. O investimento total foi de aproximadamente R$ 6 milhões.

A passarela, inaugurada pelo governador Rui Costa, só perde em número de câmeras para a do Iguatemi - que possui 27, e com 8,8 metros de largura total, podendo suportar um fluxo de 45 mil pedestres por dia. 

A do CAB possui cobertura com prolongamento ao lado do Colégio Estadual Bolívar Santana, para o acesso à escola e aos servidores do CAB, que também contam com um novo ponto de ônibus e veículos equipados com ar condicionado e Wi-Fi. Os passeios públicos do entorno também foram requalificados.

Na próxima semana, a previsão é de seja entregue um novo equipamento no Imbuí. Foram entregues as seguintes passarelas até o momento: CAB, Pernambués (16 câmeras), Detran (15) e Rodoviária (27).

O governador afirmou que todas as passarelas têm câmeras em vários pontos, e anunciou, para até o mês de junho, a inauguração do projeto piloto para processar as imagens das câmeras existentes no aeroporto, metrô e shoppings de Salvador.

“Certamente, seremos o primeiro estado a ter a tecnologia avançada, que alguns países já têm, de processar imagens de câmera, inclusive, fazendo rastreamento, identificação facial das pessoas. Isso vai facilitar para quem tem mandato de prisão em aberto ser identificado nas passarelas, nas estações de metrô. Então, além da acessibilidade, estamos cuidando para ter muita segurança nessas passarelas e nas áreas entorno das estações, garantindo monitoramento 24 horas por dia”, disse Rui.