Paulo Gaudenzi será homenageado no Carnaval de Salvador

Ex-secretário dará nome à Sala de Imprensa da folia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2019 às 14:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O economista, empresário e ex-secretário de Cultura e Turismo do Estado, Paulo Gaudenzi, será homenageado no Carnaval de Salvador. Ele, que morreu no dia 4 de fevereiro deste mês, dará nome à Sala de Imprensa Oficial do Carnaval, montada na Praça Dois de Julho, no Campo Grande.

Acompanhe todas as notícias do Carnaval no CORREIO Folia

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), um dos motivos pela escolha do nome de Gaudenzi, além da importância dele para a cidade, é o fato do tema da folia este ano ser "O Mundo Escolheu Salvador", fazendo referência à grande quantidade de turistas que visitarão a capital baiana durante a festa.

Ao todo, Salvador receberá cerca de 3,7 milhões de turistas no Verão, sendo 800 mil apenas no Carnaval.

A Sala de Imprensa Paulo Gandenzi será inaugurada nesta quinta-feira (28), às 17h30, no Campo Grande, pouco antes do prefeito ACM Neto entregar as chaves da cidade ao Rei Momo e oficializar o começo da folia.

A solenidade contará com uma coletiva do prefeito e terá a presença de familiares de Gaudenzi.

A viúva do homenageado, Eliana Pedroso, que é diretora municipal de Gestão do Centro Histórico, falou sobre a homenagem. "Ele enxergou o turismo na Bahia como um fato econômico da maior importância para o Estado, construindo estratégias com ações estruturantes, para que a magia da cultura baiana expandisse suas fronteiras. Sempre disse que o que diferenciava uma cidade era o que vinha de seu povo", conta.

"Assim, apoiou intensamente os artistas da terra, das mais diversas linguagens, sempre sentado nas plateias e visitando camarins, para se alimentar da arte e incrementar o apoio à produção cultural baiana", completa.

Gaudenzi foi pioneiro em promover apoio financeiro às agremiações carnavalescas, por meio da Bahiatursa, além de promover a imagem da Bahia para o mundo inteiro. 

Fundador e presidente da banda e bloco Habeas Copos, Sérgio Bezerra, que dá nome a um dos circuitos da folia, também prestou homenagem a Gaudenzi. "Paulo, além de grande amigo, foi um dos homenageados do Habeas. Ele foi, sem dúvida, o maior nome do turismo da Bahia e do Brasil, sendo inúmeras vezes reconhecido pelo belíssimo trabalho", opina.

"Puxando brasa para nossa sardinha, Paulinho foi um grande apoiador da ideia de trazer o Carnaval para a Barra, na década de 1990, quando era secretário de Turismo do Estado. Fora isso, sempre foi incentivador de artistas e blocos, apoiando os nomes que hoje estão consolidados na festa e que são referência para o mundo", completa.