Peixe dourado consegue dirigir em terra firme, diz estudo israelense

em alta
12.01.2022, 20:24:00
(Divulgação )

Peixe dourado consegue dirigir em terra firme, diz estudo israelense

Os pesquisadores anexaram câmeras que rastreiam o movimento do peixe e as conectaram a um computador que guiava o veículo

Os peixes vermelhos - carpas, ou peixes dourados - são capazes de dirigir um veículo. A conclusão é de uma equipe de pesquisadores israelenses, em um estudo que avaliou a capacidade dessa espécie de se adaptar e se orientar em um ambiente terrestre. 

Pesquisadores da Universidade Ben Gurion, localizada no deserto de Neguev, criaram um dispositivo que permite a um peixe vermelho se deslocar, enquanto nada em um aquário colocado em um carrinho robótico. O estudo foi publicado na revista Behavioral Brain Research. 

Os pesquisadores anexaram câmeras que rastreiam o movimento do peixe e as conectaram a um computador que guiava o veículo. 

Quando o peixe ia para a parte dianteira do aquário, o veículo avançava. Quando o peixe ficaram na parte traseira, o veículo permanecia imóvel, dizem os pesquisadores, que publicaram um vídeo deste singular "veículo controlado por um peixe". 

Para completar a investigação, os cientistas colocaram um alvo no exterior do veículo. Quando o peixe conseguia atingir a meta, recebia como recompensa 0,002 gramas de grânulo alimentar em seu aquário.

Depois de alguns dias, o peixe conseguiu alcançar o objetivo, sem se perder, "independentemente de seu ponto de partida" e "evitando ruas sem saída", destaca o estudo.

A pesquisa conclui que o peixe vermelho tem a "capacidade de transferir sua representação espacial e suas capacidades de navegação para um ambiente terrestre completamente diferente do seu".
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas