PF cumpre mandados de prisão contra extração ilegal de madeira da Amazônia

Entre os presos, está um ex-superintendente do Ibama

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2019 às 09:53

- Atualizado há um ano

Uma operação da Polícia Federal contra a extração ilegal de madeira na Floresta Amazônica cumpre 29 mandados de prisão preventiva e temporária nesta quinta-feira (25). Entre os presos, está um ex-superintendente do Ibama.

Estão sendo cumpridos 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e mais 109 de busca e apreensão nos estados de Amazonas, Acre, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, São Paulo, e no Distrito Federal. 

As empresas investigadas no esquema criminoso tiveram R$ 50 milhões bloqueados pela Justiça. A operação tem dois inquéritos: um deles investiga a extração e o comércio ilegal de madeira, e o segundo, investiga os servidores de órgãos ambientais que fizeram vistas grossas na concessão de autorizações para os desmates.

Segundo a PF, entre os investigados há servidores de órgão ambiental estadual, engenheiros florestais, detentores de planos de manejo e proprietários de empresas madeireiras. Se confirmadas as suspeitas, eles responderão pelos crimes de falsidade ideológica; falsidade documental nos processos de concessão e fiscalização de Plano de Manejo Florestal Sustentável; extração e comércio ilegal de madeira; lavagem de bens, direitos e valores; corrupção ativa e passiva e constituição de organização criminosa.

Mais de 400 contêineres contendo cerca de 8.000 m³ de toras de madeira já foram apreendidos em dezembro de 2017, no porto de Manaus, nesta mesma operação Arquimedes. O material pertencia a mais de 60 empresas e, de acordo com a PF, estava com a documentação irregular. Parte da madeira apreendida seria exportada para países da Europa, Ásia e América do Norte.