PF descobre esquema de troca de voto por 'bênção' ou 'maldição' em Feira de Santana

Polícia descobriu que crime ia além do cadastramento de eleitores e a promessa de bênção ou maldição

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2016 às 07:13

- Atualizado há um ano

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (30), uma operação para coibir crimes eleitorais que estavam ocorrendo no município de Feira de Santana. Segundo a investigação, um candidato a vereador vinculado a uma igreja evangélica estaria captando votos de forma ilícita.

Ainda de acordo com a PF, o candidato e o grupo a ele vinculado estariam cadastrando eleitores fiéis da igreja, com a promessa de abençoá-los, e amaldiçoavam aqueles que se recusavam a fornecer seus dados constantes do título eleitoral.

Os nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão estão sendo cumprindo por cerca de 40 policiais na cidade. Chamada de Operação Simão, a investigação começou há cerca de um mês, a partir de requisição do Ministério Público Eleitoral.(Foto: Polícia Federal/Divulgação)InvestigaçãoDurante as investigações, a polícia também descobriu que o crime ia além do cadastramento de eleitores e da promessa de bênção ou maldição. A prática também incluía a distribuição de alimentos em comunidades carentes para reunir eleitores.

Investigadores identificaram, ainda, um esquema de favorecimento na marcação de exames e consultas médicas pelo SUS àqueles que prometiam seu voto ao candidato. Também foi descoberta a venda de votos em lote por parte de uma liderança comunitária local e outro candidato à Câmara Municipal.

Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 299 e 334 do Código Eleitoral, que preveem penas de prisão, multa, e até mesmo cassação dos registros de candidatura.

O nome da operação, Simão, vem do codinome utilizado pelos policiais para se referir ao principal investigado, uma referência ao Apóstolo de Jesus Cristo.