Plano inclinado do Pilar passa por descontaminação contra covid-19

Ações semelhantes no Plano Inclinado da Liberdade e na Ponta de Humaitá estão previstas para a próxima semana

Publicado em 22 de janeiro de 2021 às 15:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Max Haac/Agecom/Arquivo

Plano inclinado é um charme e quem já usou o modal para se transportar entre as duas cidades da capital baiana é testemunha ocular dessa história. Devagarinho, o bonde puxado por resistentes cabos transporta centenas de pessoas diariamente.

Com esse fluxo, é necessário cuidado. Ainda mais em tempos de Pandemia. Sem contar que é verão, o turismo doméstico está na ativa e tem gente de fora visitando a cidade.

Pensando nisso, o Comando Conjunto da Bahia promoveu nesta sexta (22) mais uma ação de limpeza. Desta vez no Plano Pilar, que liga a Cidade Baixa ao Santo Antônio Além do Carmo.

O procedimento foi feito por um efetivo de 15 militares do Grupo de Resposta Nuclear, Biológica, Química, e Radiológica (NBQR), com quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante, que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies onde é aplicada, garantindo uma proteção de até 60 dias contra a covid e outros agentes contaminantes.

Após a aplicação do agente, foi necessário que o Plano ficasse parado por cerca de 30 minutos, retornando à sua operação normal logo em sequência.

Essas ações estão sendo feitas na Bahia desde março de 2020, quando o Ministério da Defesa ativou 10 Comandos Conjuntos em todo o país com o objetivo de minimizar os impactos da Pandemia no país. 

Em Salvador, os locais de limpeza são definidos em conjunto com a Prefeitura. A limpeza do Plano Pilar, por exemplo, foi realizada após uma solicitação da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), por meio da Diretoria Geral do Centro Histórico.

"Além dessa campanha, o Comando Conjunto deu apoio a ações para doação de sangue, distribuiu cestas básicas e fez limpeza em áreas hospitalares, Companhias Independentes de Polícia e pontos turísticos. Foram mais de 70 ações desde a ativação", explicou a Tenente Jaqueline, do Exército Brasileiro.

Outras ações estão programadas para as próximas semanas. O Plano Inclinado da Liberdade será o próximo a receber as equipes e, logo depois, a Ponta do Humaitá receberá uma higienização. Outros locais que já receberam essa ação do Comando Conjunto foram o Plano Inclinado Gonçalves e o Elevador Lacerda.