Plataforma digital reúne todos os serviços do estado para ajudar cidadão

Agendamentos, cancelamentos e outras ações estão disponíveis em uma plataforma

Publicado em 20 de julho de 2018 às 03:00

- Atualizado há um ano

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Quem precisar dos serviços dos órgãos estaduais da Bahia terá uma facilidade a mais para encontrar as informações de que necessita.  O Governo da Bahia regulamentou, nesta quarta-feira (18), a Carta de Serviços ao Usuário, uma plataforma digital onde serão relacionados todos os serviços públicos ofertados à população.

No total, 83 órgãos ou entidades do Poder Executivo estadual vão disponibilizar seus serviços na plataforma, que vai reunir dados detalhados como local, horário de funcionamento, requisitos necessários, dentre outras informações para os cidadãos.

Em nota, o governo informou que, além de serem listados, os serviços oferecidos também terão as informações atualizadas nessa página. Os dados e informações serão cadastrados e atualizados regularmente por servidores indicados por cada órgão. Ao todo, 74 servidores públicos foram capacitados para usar a Carta de Serviços ao Usuário, pela Secretaria da Administração (Saeb).

“A Carta será usada como banco de dados para abastecer o SAC Digital, um portal único para prestação de serviços públicos, onde o cidadão poderá se informar e localizar um serviço desejado. No sítio eletrônico, os cidadãos poderão consultar os serviços à disposição, saber onde são prestados, como utilizá-los, tempo e pré-requisitos necessários, horários de funcionamento, meios de acesso ao serviço, dentre outros”.

A Carta de Serviços foi concebida pelo Grupo de Governo Eletrônico do Fortic e pelo Comitê de Gestores de TIC, ambos compostos por administradores do Estado. O modelo da plataforma foi criado pela Superintendência da Gestão e Inovação (SGI) e desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados (Prodeb), ambas vinculadas à Secretaria da Administração (Saeb).