PMs músicos tocam hino ao Senhor do Bonfim na escadaria da igreja; vídeo

A apresentação não contou com público, mas alguns fieis estavam no local para pedir proteção e acabaram assistindo a apresentação

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Harfush
  • Vinicius Harfush

Publicado em 16 de abril de 2020 às 10:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Ao som do Hino ao Senhor do Bonfim, policiais militares da Banda de Música Maestro Wanderley se apresentaram em frente à Basílica do Bonfim, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16). A apresentação não contou com público, mas foi o suficiente para emocionar aqueles que são devotos e mantém firme a fé no Senhor do Bonfim, ainda mais em tempos de quarentena.

Entre essa figuras que estavam no local, estava Jocilene, de 46 anos, que estava nas proximidades da igreja no momento da apresentação e assistiu de longe a performance da Banda da PM às lágrimas: “Que apresentação linda! Estou muito emocionada. Em sonho, o Senhor do Bonfim me pediu para vir aqui rezar pela saúde de minha família e aqui estou”, revela. 

Veja vídeo:

Neste momento de pandemia, o cântico do hino é uma forma que a PM encontrou de se solidarizar com os infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) e familiares, vibrando positivamente para a recuperação de todas as pessoas que tiveram a confirmação da doença. Para o regente da banda, o Capitão Sarmento, a ideia foi proporcionar para quem está em casa um momento um pouco mais suave, que se opõe a “situação de estresse que a quarentena nos coloca”, afirmou o policial. 

Considerada patrimônio imaterial do Estado da Bahia, a Banda de Música Maestro Wanderley completou 170 anos no ano passado e é a mais antiga banda policial militar em atividade do Brasil.   Além da apresentação desta manhã, a Banda da Polícia Militar se apresentou no Pelourinho na semana passada, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e no Terreiro de Jesus.

“Nossa ideia é continuar rodando pontos turísticos da cidade, que está vazia, e divulgar isso através das mídias sociais, dando um ânimo porque as pessoas vêem uma banda diferente. Uma música tocada por militares mas que não são as marchas militares, são músicas populares”, contou o Capitão, que lembrou das versões de Sapato Velho, da banda Roupa Nova, e Yesterday, dos Beatles, tocadas no Centro Histórico. 

É importante destacar que durante as apresentações foi respeitada a distância de segurança entre os integrantes da Banda, que tocou com o número de músicos reduzido e cuidou da higienização dos instrumentos com a utilização de álcool em gel.   A fé como um alento Se o momento já foi especial para o regente e os integrantes da Banda, imagina para quem é a figura responsável pelo espaço sagrado? O padre Edson Menezes entende a ação como uma motivação para autoestima e fortalecimento da fé no Senhor do Bonfim, justamente por este ser um tempo difícil.

“Mais do que um hino, é uma oração que o povo baiano já decorou e guarda a sua letra no coração. É muito confortante escutar essa canção”, declarou. 

A letra, aliás, reforça a busca pelo alento de toda a população. Da sagrada colina, o Senhor do Bonfim dá ao povo baiano a concórdia e a sensação de os tempos complicados passarão. “O hino ao Senhor do Bonfim foi escrito exatamente para comemorar o 100 anos da independência da Bahia. E o autor faz uma referência agradecendo a ele exatamente pela independência do povo”, lembra o padre Edson.

No próximo fim de semana, se não fosse pela pandemia, as escadarias e a praça em frente à Igreja com certeza estariam repletas de fiéis. Isso porque no domingo, será comemorado o aniversário de 275 anos da chegada da imagem de Senhor do Bonfim na Igreja.

Mas como a fé supera as barreiras do distanciamento, o padre Edson fará uma missa na véspera, dia 18, às 7h20, para encerrar as comemorações que antecedem a data que a imagem chegou. 

Essa comemoração se estendeu por um ano, desde o dia 18 de abril de 2019, quando o ano jubilar começou, e junto com ele uma reza elaborada pelo padre. “Pedimos que hoje (quinta-feira, dia 16) e amanhã (sexta-feira, dia 17), às 18h, todos façam a reza para aguar a comemoração da chegada”.

A festa presencial dos fiéis foi adiada e, até então, está marcada para o dia 22 de novembro deste ano, quando se comemora também a festa de Cristo Rei.

No fim, com festa presencial ou não, ações como a da Banda da Banda da Polícia Militar se tornam ainda mais importantes, pois reforçam a fé e a esperança do povo baiano, que espera por tempos melhores dentro de casa.