Polícia prende seis homens por crimes ambientais em Jauá

Foram flagrados transportando areia ilegal

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de março de 2022 às 10:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação / PM

Em menos de 24 horas, policiais militares prenderam seis homens e quatro caçambas utilizadas na extração e no transporte irregular de areia em Jauá, localizado no município de Camaçari.

Na primeira ocorrência, uma barreira ambiental foi montada numa via de acesso de veículos na BA-099, no final da tarde de segunda-feira (28). A região foi escolhida em razão da proximidade com um local de dunas de areia, área de preservação permanente. 

Três caçambas foram paradas e fiscalizadas pela equipe da PM, sendo constatado o crime ambiental. Os condutores dos veículos foram detidos e encaminhados, juntamente com as três caçambas, para a 26ª Delegacia Territorial.

Já no início da manhã desta terça-feira (29), PMs da unidade receberam uma denúncia de que outra caçamba estaria envolvida na extração ilegal de minério no mesmo local. Os homens foram imediatamente detidos e encaminhados, juntamente com o veículo, para a Polícia Federal, onde a ocorrência foi registrada.

Por meio de nota, a Superintendência Regional de Polícia Federal na Bahia informou que "a ação se configura em crime ambiental e crime de usurpação de patrimônio da União, já que para exploração de areia (que é um minério) é necessária autorização da Agência Nacional de Mineração". 

Acrescentou que "a exploração na área é relativamente comum e os crimes vêm sendo objeto de combate diário pela Polícia Militar da Bahia, através da Companhia de Polícia Ambiental (Coppa), responsável pela atividade repressiva" e que "cabe à Polícia Federal a atividade investigativa, razão pela qual os indivíduos foram encaminhados para essa Superintendência Regional para lavratura da prisão em flagrante".