Policiais militares aprendem técnicas de respiração

Dos 100 alunos-policiais, 80 são da área operacional; curso é aplicado há um ano e se encerrou nesta sexta-feira (7)

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 7 de julho de 2017 às 16:47

- Atualizado há um ano

Para melhor desempenho, o Comando da Polícia Militar resolveu submeter 100 policiais militares a técnicas específicas de treinamento no Colégio da Polícia Militar, no Lobato. O grupo participou da terceira turma do curso de gerenciamento de estresse e técnicas de respiração, para a prevenção de transtornos ocupacionais.

O curso, um conjunto de técnicas de yoga e meditação, é fruto de uma parceria com a organização Arte de Viver, que utiliza a respiração para transformar os padrões mentais e emocionais negativos, além de levar autoconfiança às pessoas para decisões do dia a dia. A instituição foi fundada pelo líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar, em 1981, e seus programas de autodesenvolvimento e eliminação do estresse são credenciados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

[[galeria]]O major Everaldo Maciel, da Ouvidoria da Polícia Militar, aprovou a iniciativa. “Aprendemos técnicas que ajudam o equilíbrio pessoal. A respiração melhora a energia do corpo, dando uma melhor qualidade de vida. Nos ajuda a lidar com as situações mais extremas, onde é preciso pensar primeiro antes de agir”, disse. Ele já participa há quatro meses. “Desde o primeiro dia percebo uma motivação, um alívio”, pontuou.

A soldado Carla Passos trabalha no Departamento Pessoal da Polícia Militar nos Barris, numa função que classifica como “mega estressante”. “Lido diariamente com pedidos de aposentadoria. Muitos querem celeridade no processo. São policiais querendo se aposentar”, descreveu Carla, sobre a sua rotina. “Senti uma paz, um acolhimento, uma sensação incrível e sei que posso levar isso para o meu dia a dia, principalmente no meu trabalho, onde lido com atendimento a muita gente”, declarou.O curso é aplicado aos policiais há um ano, e o primeiro aluno foi o comandante-geral da PM, Anselmo Vasconcelos. “Ele gostou da experiência e resolveu compartilhar com a tropa”, disse um dos professores do curso, o biólogo Marcel Queiroz, que, há cinco anos, aprendeu a técnica e hoje é voluntário na Arte de Viver.  Segundo ele, dos 100 alunos-policiais, 80 são da área operacional. “Outro dia, um soldado da unidade Apolo me contou que estava numa operação quando um dos colegas dele perguntou: ‘Você está calmo, como pode?’ e ele respondeu: ‘Estou respirando’”, relatou Marcel.Ainda de acordo com o biólogo, o curso de respiração já é aplicado nos exércitos americano e russo, e a Polícia Militar da Bahia é a primeira a aplicar a técnica em policiais em atividade - no Rio de Janeiro é usada em policiais presos.