Políticos de todos os partidos reagem à liberação de Lula; confira

brasil
08.11.2019, 22:06:40
Atualizado: 08.11.2019, 22:24:22
(DENIS FERREIRA NETTO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Políticos de todos os partidos reagem à liberação de Lula; confira

Deputados da ala antipetista criticaram o ex-presidente e também o Supremo Tribunal Federal (STF)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Parlamentares dos partidos da situação, de centro e da oposição se engajaram nesta sexta-feira (8), no Twitter, nos comentários sobre a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou a sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde cumpria pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

O Twitter brasileiro foi dominado por publicações que repercutiam a liberdade do petista. No mundo, a hastag #lulalivre chegou a ficar entre os temas mais comentados (trending topics), às 16h30. 

Deputados da ala antipetista criticaram o ex-presidente e também o Supremo Tribunal Federal (STF). A liberdade a Lula foi concedida a partir da decisão do plenário da Corte, tomada anteontem, de que condenados pela Justiça só podem cumprir pena após seus processos transitarem em julgado, alterando a jurisprudência que levou Lula e outros condenados da Lava Jato por corrupção à prisão.

Leia mais: Lula discursa, critica 'banda podre' do MP e chama Bolsonaro de mentiroso

"Lula sai da cadeia, discursa e ataca o que chama de 'lado podre' da PF, MPF, PF e judiciário, referindo-se à Lava Jato. É o coice na cara do brasileiro consumado. Valeu STF!", provocou a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).

A deputada Dayane Pimentel (PSL-BA) disse que Lula terá de enfrentar "uma política com uma renovação estrondosa no Congresso Nacional" que mostrará a "Lula e sua corja o que é patriotismo e compromisso com a população: leis, manifestações, discursos, reflexões... Lula, você ouviu falar de nós, agora vai ter que nos enfrentar".

Kim Kataguiri (DEM-SP), criticou o PT pela militância contra o fim da prisão após condenação em segunda instância: "Cunha livre, Eduardo Azeredo livre e Sérgio Cabral livre. Parabéns, petistada, soltaram o ladrão de vocês (que não vai servir de nada porque está com os direitos políticos cassados) e ainda fizeram a alegria dos corruptos dos outros partidos".

Leia mais: 'Eu consegui a proeza de, preso, arrumar uma namorada', diz Lula

No microblog, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, escreveu que o STF "ignorou o risco de botar em liberdade 160.000 presos. Não esqueçam que latrocidas  cometem seus crimes independente da vítima ser de direita ou esquerda". Ainda segundo o deputado: "é piada a esquerda pedir a prisão para os assassinos de Marielle Frnaco, vereadora pelo PSOL-RJ assassinada em 2018) e quererem soltar bandidos de seus partidos. Piada".

O prefeito ACM Neto também comentou a decisão do STF. Durante a inauguração da nova iluminação da igreja do Bonfim, ele disse que discorda do entendimento do Supremo e defendeu a prisão após a segunda instância, mas afirmou que a soltura de Lula aconteceu dentro da legalidade. 

“Eu já manifestei que decisão do Supremo tem que ser respeitada, mesmo quando com ela não se concorda. Eu não concordo com a decisão do Supremo. Defendo a possibilidade de prisão após o julgamento em segunda instância. Receio que isso acabe contribuindo parta a impunidade no Brasil, mas a decisão foi tomada. Tecnicamente, não há o que discutir e tem que ser respeitada. A soltura do ex-presidente Lula passa a ser uma consequência natural da decisão tomada pelo Supremo e deve ser vista dentro da legalidade. Da mesma forma que a prisão foi feita dentro da legalidade, a soltura ocorre dentro da legalidade”, disse. 

Centro e Oposição 
"A liberdade de Lula repara apenas parte da trama para tirá-lo do páreo em 2018. Condenado sem provas por um conluio, a justiça só será restabelecida com a anulação da sentença por parcialidade do juiz", escreveu o senador Renan Calheiros (MDB-AL), um dos parlamentares mais críticos da Lava Jato.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) compartilhou no seu perfil o vídeo do momento em que Lula deixava a sede da PF em Curitiba e também comemorou a saída do ex-presidente da prisão: "Emoção por Lula, pela democracia e pelo Brasil. Gratidão pelas pessoas que ficaram em vigília cada dia desta injusta prisão. A verdade sobre o processo falso de Moro foi desmascarada pela #VazaJato por jornalistas livres. Temos um país pelo qual lutar. Um povo para amar", disse.

Já Manuela D´Ávila (PCdo), preferiu compartilhar um vídeo em que Lula beija a noiva, a socióloga Rosângela da Silva: "Lula já beijou hoje", escrevey, colocando em seguida uma figura de coração.

A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleise Hoffman, usou a rede social para alfinetar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro: "Seguiremos lutando pela justiça plena com o julgamento da suspeição de Moro, que o condenou num processo absolutamente político", escreveu.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeitos-de-assaltos-no-horto-florestal-morrem-em-troca-de-tiros-com-a-pm-veja-video/
Um deles tinha sido preso no ano passado após invadir casa, na Santa Cruz e manter família refém por cerca de três horas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/del-feliz-traz-o-clima-junino-para-os-leitores-do-correio/
Forrozeiro é o convidado da segunda live do jornal, neste sábado (6)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais