População que usa UBS de Pirajá terá que buscar atendimento em outro endereço

Unidade vai funcionar exclusivamente para pacientes que precisam de leito de enfermaria

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de março de 2021 às 14:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão transformadas em espaços exclusivos para pacientes que precisam de leitos de enfermaria em Salvador. A iniciativa é inédita e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimentos contra a Covid-19 na cidade.

A primeira unidade a funcionar com esse novo modelo é a UBS Pirajá, que começou a atender essa nova demanda já nesta quinta-feira (11). No total, o espaço terá uma equipe multidisciplinar com 82 profissionais dedicados aos pacientes, entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores da saúde.

Para que a população de Pirajá que busca assistência em outras demandas de serviços complementares (curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e dispensação de medicamentos básicos), a orientação é que essas pessoas se dirijam para a Escola Municipal Alexandrina Pita, localizada na Rua Elísio Mesquita, Pirajá. Os atendimentos no local funcionarão de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h.

As outras três unidades básicas que adotarão o modelo são as dos bairros do IAPI, Itapuã e Imbuí, que passarão a funcionar sob novo formato. O funcionamento é 24h, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. Serão atendidos pacientes com demandas de emergência com quadro clínicos mais leves.

A manobra da prefeitura tem como objetivo diminuir a pressão absorvidas nas UPAs e gripários da capital. Segundo a gestão municipl, as unidades serão geridas pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed).

“Estamos com equipes especializadas e preparadas para o acolhimento dessas demandas. O Ponto de Atenção às Urgências foi planejado, montado e aparelhado especialmente para atender as situações de urgência e emergência, para garantir uma assistência qualificada e resoluta por parte dos profissionais de saúde da Fabamed”, destacou Camila Marinho, diretora médica da Fabamed.