Prédio na Praça Cayru se torna de interesse público e abrigará museu

salvador
03.09.2015, 06:17:00

Prédio na Praça Cayru se torna de interesse público e abrigará museu

Imóveis serão sede de equipamentos como o Museu da Música e Arquivo Público

Tombado em 31 de julho de 1969 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o sobrado português azulejado branco e azul, na Praça Cayru, no Comércio, chegou a ser cotado para ser um hotel de luxo da rede Hilton, mas encontrou na música uma nova finalidade.

Ontem, foi publicado  no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto que torna de utilidade pública (primeiro passo para a desapropriação) sete imóveis na região - incluindo o sobrado - que  serão sede de equipamentos  como o Museu da Música e o Arquivo Público da Cidade.

Sobrado de azulejos portugueses da Praça Cayru, erguido no século XIX e tombado pelo Iphan, abrigará Museu da Música. Imóveis foram declarados de interesse público pelo município (Foto: Almiro Lopes)

Segundo o Iphan, os prédios citados integram o conjunto arquitetônico do bairro do Comércio, tombado em 2008. O casarão, de  463,51 m², porém, está descaracterizado por alterações em sua parte interna e inserções de elementos arquitetônicos não condizentes, como lajes e marquises de concreto. A fachada principal é revestida de azulejos industrializados do século XIX, e exibe vãos em forma de ogiva, como em outros edifícios neogóticos. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, o decreto permite à Secretaria da Fazenda (Sefaz) dar continuidade ao processo de desapropriação.

O casarão é alvo de uma disputa judicial entre dois proprietários, cujos nomes não foram divulgados. “O prédio está em situação precária e o hotel desistiu do projeto. Três imóveis irão abrigar o Arquivo Público e quatro vão abrir o Museu da Música”, afirmou o secretário. Ainda de acordo com o secretário, a Sefaz deve calcular quanto custa esta desapropriação e apresentar a proposta aos proprietários.

Orçamento
Em julho, a prefeitura afirmou à coluna de Telma Alvarenga, no CORREIO, que o investimento previsto seria de  R$ 40 milhões e as obras devem ficar prontas em 20 meses. De acordo com Érico Mendonça, a empresa paulista Telem, ligada à produção de audiovisual e iluminação, manifestou interesse na implantação do museu. A empresa está realizando o estudo dos imóveis e produzindo o projeto executivo, que deve ficar pronto até o dia 30 de outubro.
 De acordo com a Casa Civil do município,  a implantação do museu é uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), uma parceria entre os setores público e privado. Após a entrega do projeto, a prefeitura deve abrir licitação para a construção efetiva do museu, mas ainda não há data definida para a abertura.  “Só iremos fechar o orçamento total da obra quando acabar o estudo”, ressaltou Mendonça.

Cidade musical
A iniciativa de construir um Museu de Música faz parte de uma série de ações da prefeitura para fortalecer a cultura local e promover a cidade internacionalmente. Em julho, Salvador se tornou candidata ao título de Cidade da Música e, caso seja selecionada, a capital baiana será a primeira cidade brasileira a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco no âmbito da música.  
Na ocasião, o prefeito ACM Neto afirmou que o título dará mais projeção a Salvador. “Vamos mostrar que somos capazes de criar oportunidades para crianças e jovens através da música. Que ela é usada como um instrumento de inclusão, como um caminho de dar oportunidade para o futuro de milhares de crianças e jovens”.

Arquivo público
Sobre o Arquivo Histórico Municipal de Salvador, que atualmente funciona junto à Fundação Gregório de Mattos, na Rua Chile, no Centro, Mendonça afirma que a mudança de local garantirá mais espaço para o equipamento. “Atualmente, ele está em um local pequeno e precisa de mais espaço. É um arquivo muito rico e deveremos transformá-lo em um espaço aberto à visitação, além da área da pesquisa”, afirmou o secretário.

A Fundação Gregório de Mattos também irá deixar o imóvel alugado, e será instalada em quatro prédios que passam por processo de desapropriação, na Barroquinha. Para Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, a mudança traz ganhos para todos os interessados. “A mudança vai ser excelente. Vamos conseguir um prédio específico para o Arquivo Público que não está em condições ideais e poderemos avançar com o processo de recuperação das coleções”, afirmou.

Ainda segundo Guerreiro, a fundação não consegue captar investimentos na área privada através da Lei Rouanet, que busca estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural, pois não possui sede própria. “Além de conseguir investimentos, com a mudança e reformas formaremos um grande corredor cultural na Barroquinha, que será revitalizada e movimentada com outro tipo de ocupação”.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-de-ex-bbb-morre-dez-dias-apos-descobrir-cancer-no-pulmao/
"Me pergunto como será seguir a vida sem sua existência", escreveu Nayara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/primeiro-trailer-oficial-do-filme-da-turma-da-monica-e-liberado-veja/
A trama se desenvolverá a partir do desaparecimento de Floquinho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-revelacao-do-sertanejo-que-e-considerada-a-nova-marilia-mendonca/
Maria Clara já fez parcerias com artistas como Aldair Playboy, Gabriel Diniz e Jonas Esticado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mente-sa-corpo-sao/
Práticas integrativas, alternativas e complementares à medicina tradicional auxiliam na prevenção e tratamento de doenças
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filho-de-pm-e-morto-apos-discussao-por-conta-de-bar-em-feira-veja-video/
Estudante de Direito, vítima trabalhava há três anos como segurança
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/time-sub-23-do-vitoria-se-apresenta-na-toca-para-disputar-baianao/
Equipe tem velhos conhecidos como Caíque, Cedric, Nickson e atacante Luan
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vale-a-pena-investir-na-toyota-hilux-flex/
Confira um vídeo que analisa a versão bicombustível da picape média mais vendida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filipina-e-escolhida-como-miss-universo-2018-veja-fotos/
Coroação aconteceu na madrugada deste domingo
Ler Mais