Prefeito demite professor por exibir clipe de Criolo; artista lamenta caso de homofobia

O político disse que não concordava com o vídeo "erotizado" da música Etérea e com a "viadagem na sala de aula"

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2021 às 19:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: YouTube/Reprodução

Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (26), Clésio Salvaro (PSDB), prefeito da cidade de Criciúma, em Santa Catarina, anunciou a demissão de um professor temporário da rede municipal que exibiu em aula o clipe da música "Etérea", do cantor Criolo, que tem temática LGBTQIA+. 

Como justificativa, o prefeito disse que não concordava com o vídeo "erotizado" e com a "viadagem na sala de aula". Ele ainda pediu para os pais dos alunos denunciarem casos que considerarem inadequados.

"[O professor] Expôs um vídeo erotizado, de forma inapropriada para os alunos da rede pública municipal. Nós não permitimos, nós não toleramos. Está demitido esse, sei lá, esse profissional. Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isto não vai acontecer, este tipo de atitude. Essa 'viadagem' na sala de aula, nós não concordamos", disse Salvaro no vídeo.

O clipe de Etérea foi reproduzido para alunos do 9º ano, em uma aula de artes na Escola Municipal Pascoal Meller, na terça-feira (24).

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp) se posicionou em apoio ao educador e informou que prestará o suporte jurídico para "processar o prefeito por homofobia praticada através do vídeo com falas homofóbicas".

Repercussão

O episódio de homofobia repercutiu e chegou até Criolo, que lamentou o ocorrido."É necessário quebrar os padrões, é necessário abrir discussões”, citou o trecho da música. “Mais uma vez, desde seu lançamento, o clipe e o documentário da música Etérea [com participação de representantes de coletivos LGBTQIA+ nacionais] abrem espaço para o debate na sociedade brasileira, após a lamentável demissão de um professor depois de exibir o projeto em sala” , continuou.

O clipe conta 1,2 milhões de visualizações no Youtube. A música, inclusive, chegou a ser indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa em 2019. O projeto ainda conta com um documentário e um site com o mesmo nome.

“Tanto o clipe como o doc, ambos sem nenhum tipo de restrição pelas diretrizes do Youtube, já foram exibidos em diversos festivais de cinema e instituições de arte, música e dança [como a Filmoteca da Universidade Nacional do México] pelo mundo, ao longo dos quase dois anos de suas trajetórias internacionais. Compartilhamos orgulhosamente o documentário novamente aqui, na esperança de que ele possa chegar mais longe, com mais pessoas entendendo e refletindo sobre o que acontece em nosso território e como o Brasil se tornou o país que mais mata sua população LGBTQIA+ em todo o planeta", concluiu o cantor.