Prefeitura adia inauguração do novo altar-mor do Bonfim

As obras são coordenadas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2019 às 08:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

A inauguração das obras de restauração feitas dentro da Basílica do Senhor do Bonfim foi adiada pela prefeitura. O evento estava previsto para acontecer esse domingo (21), após missa campal de Páscoa celebrada pelo arcebispo Dom Murilo Krieger em frente à Basílica, mas foi adiado "em função de questões operacionais". A nova data será divulgada nos próximos dias.

O pacote de intervenções no local incluiu a recuperação da capela-mor, cobertura, restauração do retábulo do altar-mor e do forro, escada atrás do nicho e instalações elétricas, além das portas de acesso às sacristias, tribunas, molduras dos óculos do forro e pilastras decoradas. 

A Basílica do Senhor do Bonfim é um símbolo de fé para os baianos e um dos pontos turísticos mais visitados na capital. O museu da igreja é o único no país que possibilita ao visitante subir na torre para apreciar a vista panorâmica e fazer registros fotográficos. As obras foram coordenadas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). 

Confira as atividades que acontecerão de sexta-feira até domingo em Salvador por conta da Semana Santa: 

19 de abril – Sexta-feira da Paixão Às 15h haverá a Exposição do Calvário, na Igreja São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus). Dom Murilo presidirá a Liturgia da Paixão, a partir das 16h, na Catedral Basílica. Por volta das 17h acontecerá a veneração da imagem do Senhor Morto, também na Catedral.

Neste dia também acontece a Liturgia da Paixão na Igreja do Carmo, a partir das 15h, seguida da procissão do Senhor Morto. Nesta procissão os fiéis conduzem a imagem da autoria de Francisco Chagas, conhecido como “O Cabra”.

20 de abril – Sábado Santo / Vigília Pascal

No Sábado Santo, a Vigília Pascal terá início às 18h, na Catedral Basílica.

21 de abril – Páscoa

Para celebrar a Ressurreição do Senhor, Dom Murilo presidirá a Missa no Domingo de Páscoa, às 10h, na Catedral Basílica.

Às 17h, dom Murilo celebra missa campal em frente à Basílica do Bonfim