Prefeitura amplia número de postos com vacina da gripe em Salvador 

salvador
15.12.2021, 08:33:00
(Foto: Igor Santos/Secom )

Prefeitura amplia número de postos com vacina da gripe em Salvador 

Só 58% do público-alvo de Salvador tomou a vacina

Mais oito postos de saúde em Salvador vão reforçar a oferta da vacinação contra a gripe a partir desta quarta-feira (15). Sendo assim, a população pode acessar 24 postos distribuídos nos 12 distritos sanitários da cidade. Podem buscar o imunizante, exclusivamente, o público elegível da estratégia, composto por trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021. 

Esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe em Salvador, número considerado abaixo do esperado, já que corresponde a apenas 58% de cobertura do público-alvo. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade. 

De acordo com a Diretoria de Vigilância e Saúde da pasta, até o momento, 77 casos de influenza foram contabilizados esse ano na cidade. Desse total, 74 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro.  

“São casos predominantemente do vírus da influenza H3N2 que estão circulando de maneira mais intensa desde o final de novembro. Por esse motivo ligamos o sinal de alerta e estamos convocando a população prioritária para realizar a vacinação e ampliar o percentual de cobertura vacinal. Com isso, esperamos conter o avanço dos casos e quebrar a cadeia de transmissão na capital”, afirmou a diretora de Vigilância e Saúde, Andréa Salvador. 

Confira a lista atualizada de postos: 

DS Barra/Rio Vermelho
Multicentro Adriano Pondé  

DS Boca do Rio 
USF Parque de Pituaçu 
DS Cabula/ Beiru  
USF Fernando Filgueiras (Cabula VI) 

DS Cajazeiras
USF Yolanda Pires  
USF Cajazeiras IV  

DS Centro Histórico
Multicentro Carlos Gomes  

DS Liberdade
Multicentro Professor Bezerra Lopes  

DS Brotas
UBS Manoel Vitorino 

DS Itapagipe 
USF Joanes Leste
USF Joanes Centro Oeste  

DS Itapuã
USF Mussurunga 1 

DS São Caetano Valéria
USF Antonio Lazzarotto  

DS Subúrbio
USF Tubarão
USF Teotônio Vilela 2
USF Congo 
USF  São João do Cabrito 
USF Alto da Terezinha  
USF Fazenda Coutos 1 
USF Alto do Cruzeiro 

DS Pau da Lima
USF Vila Canária
USF Dom Avelar
USF Nova Brasília
UBS Pires da Veiga 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas